Sintese Texto "HABITAÇÃO VERSUS PROGRESSO
Dissertações: Sintese Texto "HABITAÇÃO VERSUS PROGRESSO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DatoAzevedo • 8/8/2014 • 700 Palavras (3 Páginas) • 1.117 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEM ÁRIDO
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA RURAL
PROFESSORA: Dra. OLGA NOGUEIRA DE SOUSA MOURA
ALUNO: JACKSON MARÇAL DE AZEVEDO-2013010995
SINTESE DE COLETÂNEA DE TEXTOS
Abril 2014
“HABITAÇÃO VERSUS PROGRESSO”
Com a revolução industrial, ocorrida no século XVIII, ocorreram muitas mudanças na sociedade daquela época, pois com o surgimento das máquinas que agora produziam por vários artesãos, causou um desequilíbrio na sociedade , levando à um período de instabilidade.
Imaginemos pois uma sociedade onde por séculos viveu com regras rígidas e de uma hora para outra acontecem mudanças, como por exemplo o cercamento dos campos que antes eram abertos, onde todos plantavam, pagando o tributo ao monarca, agora passaram a servir de pasto para as ovelhas que produziam lã para as fábricas de roupas. Isto levou à novas situações, por um lado a terra que antes era livre para qualquer um plantar agora era cercada, com seu valor três vazes mais do que a não cercada, destinada em parte para criação; Em alguns locais a terra continuou a ser utilizada para plantio, mas com mudanças em sua forma de gestão, passando a ser arrendada e para que se pudesse pagar o arrendo com produções maiores em um mesmo espaço.
Estes cercamentos foram chamados de revolução dos ricos contra os pobres, pois os nobres agindo assim retiravam dos pobres a parcela comum de terra que por séculos tinham o direito de plantar. Chegou ao ponto da Coroa intervir e tentar impedir que este procedimento continuasse acontecendo, mas ai já tinham surgido novas classes os ricos agricultores e os mercadores.
A coroa não resistiu as pressões das novas classes, que agora realmente controlavam o pais ( comercial e industrial) e passou-se a adotar o constitucionalismo. Nesta época surgiu o comércio marítimo, fazendo com que estas classes ganhassem mais força.
Com todo este progresso, começaram a surgir as empresas, trazendo consigo grandes levas de pessoas para as cidades que agora tornavam-se centros de industrialização, onde os operários eram postos em longas jornadas de trabalho diário, de até 16 horas e utilizavam indistintamente mão de obra adulta e infantil; Surgia assim a exploração da mão de obra pelo capital, quem tinha dinheiro mandava, quem precisava trabalhar para sustentar a família se sujeitava as leis ditadas pelo mercado.
Agora se produz o que se vende, se contrata quando se tem o que produzir, se produz quando se tem quem compre... Esta é lei de mercado, ou seja, a lei de antes que era o de produzir o de subsistência passa agora a ser o LUCRO.
SOCIEDADES E SISTEMAS ECONÔMICOS
A economia de mercado existe quando o preço dos produtos são “ditados” pelo próprio mercado, sem que haja interferência
...