Sistema Bancario Em Mocambique
Casos: Sistema Bancario Em Mocambique. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paitoh • 1/5/2014 • 353 Palavras (2 Páginas) • 618 Visualizações
A principal funçao do sitema financeiro e movimentar os fundos emprestaveis dos agentes que poupam (superavitarios) para os que obtem emprestido (deficitarios) para adquirir bens e/ou serviços, e realizar investimentos para que economia global cresça e aumente o modo de vida standard das populaçoes. Sem o sistema financeiro e os fundos emprestaveis que suportam, o crescimento economico seria muito reduzido e limitado, e os bens teriam de ser transaccionados no mercado a visa e as familias e empresas teriam de se financiar a si proprias.
Assim, segundo Peter S. Rose, o sistema financeiro pode ser definido como sendo o conjunto de instituiçoes da economia que auxiliam o encontro dos agentes que possuem poupanças (agentes superavitarios) com os que necessitam de recursos (agentes deficitarios), cujo principal objectivo e permitir o movimento de fundos emprestaveis entre eles.
Composição do Sistema Financeiro Moçambicano
Assim como bastante concentrado, a maior instituição possui 40% dos activos totais da banca e os 90% dos activos e passivos da banca é possuído por apenas seis instituições nomeadamente: ABC, BA, BCI Fomento, Millennium BIM, BIM e Standard Bank.
Os bancos em Moçambique, são considerados rentáveis e bem capitalizados, no entanto estão muito vulneráveis face ao risco de crédito no país. Os indicadores de rentabilidade escolhidos para avaliar a performance do sector são os lucros líquidos, ROAA e OAE. O lucro líquido demonstra o retorno positivo de um investimento feito pela empresa, após a dedução da despesas operacionais e não operacionais.
O ROAA (RAA) é um indicador financeiro que mostra, em percentagem, como os activos lucrativos da empresa estão a gerar receitas e mostra como a empresa é rentável antes da alavancagem financeira.
É muito usado para comprar o desempenho das instituições financeiras (como os bancos), porque a maioria dos activos bancários terá um valor contabilístico que esta perto dos seus valores de mercado.
O ROAE (ROE) é um indicador, também financeiro, percentual que se refere a capacidade de uma empresa agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos, ou seja, o quanto esta consegue crescer usando os seus recursos próprios. Por esta razão este é visto como um dos mais dos importantes rácios financeiros.
...