DIFERENÇAS ENTRE FACTORING E O SISTEMA BANCÁRIO
Por: Gleison Hidalgo Martins • 26/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 260 Visualizações
FACULDADES SPEI
FACTORING[pic 1]
CURITIBA
2005
GLEISON HIDALGO
[pic 2]
FACTORING
[pic 3]
CURITIBA
2005
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4[pic 4]
2 CONCEITO DE FACTORING 5
3 COMO TRABALHAR COM FACTORING 5
4 TIPOS DE FACTORING 6
5 DIFERENÇAS ENTRE FACTORING E O SISTEMA BANCÁRIO 6
6 VANTAGENS E CUSTO DE FAZER FACTORING 7
6.1 VANTAGENS DIRETAS 7
6.2 VANTAGENS INDIRETA 7
6.3 DESVANTAGENS 7
7 RISCOS E PREOCUPAÇÕES 8
7.1 RICOS NAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES 8
8 BENEFÍCIOS DO FACTORING 8
9 CONCLUSÃO 9
10 REFERÊNCIA 10
ii
1 INTRODUÇÃO[pic 5]
Este trabalho tem como objetivo mostrar as noções básicas e fundamentais sobre o fomento mercantil conhecido como factoring, explicita toda a teoria básica fundamental sobre o factoring, define claramente que é factoring, para que serve, e quem pode fazer e qual seu objetivo.[pic 6]
O factoring é um fomento mercantil de exclusividade de pessoas jurídicas para ajudar o pequeno e médio empresário que é utilizado na compra de créditos dos bens vendidos a fim de resolver os problemas do dia-a-dia de empresas que querem financiar o seu capital de giro para pagar contas.
Foi introduzido na Brasil em 1982 pela anfac, (Associação Nacional de Factoring), a fim de fazer crescer ou aumento os bens de empresas e clientes.
No Brasil factoring está dividido em várias modalidades damos com exemplos algumas modalidades como factoring convencional, maturity, trustee , exportação e factoring matéria-prima tendo também as suas vantagens diretas, indiretas e também suas desvantagens, encontramos também uma diferença entre factoring e o sistema bancário.
O factoring tem amparo legal da lei e está ligado a um órgão o anfac, que introduz suas diretrizes e regulamentações no Brasil.
2 CONCEITO DE FACTORING
Para LEITE (2001), factoring surgiu no Brasil em fevereiro de 1982, quando fundou a (ANFAC), Associação Nacional de Factoring. Definindo factoring sendo uma prestação contínua de serviços de alavancagem mercadológica, um ramo comercial diversificado igual a serviços mais compras de créditos resultantes de vendas mercantis sendo um desenvolvimento mercantil, aumentando os bens de empresas clientes.
Factoring é uma prestação continua mercadológica e creditícia, conjugada com aquisições de créditos de vendas mercantis ou prestações de serviço (SEBRAE, 2005).
Tanto para LEITE(2001), quanto para a instituição SEBRAE (2004), que esta definição foi aprovada na convenção de Ottawa em maio de 1988, na qual o Brasil foi umas das nações signatárias, consta do artigo 28 da Lei n°. 8.981/95, ratificada pela resolução n°. 2.144/95, do conselho monetário nacional e pelo artigo 58 da Lei n° 9.532/97.
3 COMO TRABALHAR COM FACTORING
A operação do factoring da se por inicio na prestação de serviço, preenchendo com a compra de créditos, gerados pelas empresas-clientes com a vendas mercantis dividindo em dois temos e dois componentes.
Primeiro visa os serviço a seus clientes alvo ajudando na compra de materiais para produção até recursos administrativo buscando até novos clientes, no qual o agente de desenvolvimento mercantil busca alcançar o equilíbrio das finanças permitindo a expansão dos negócios da empresa-cliente.
Segundo é as conseqüência do serviço prestado, facilitando a vendas a vista e a compra em dinheiro os diretos das vendas mercantis a prazo. A empresa de factoring calcula quanto paga a vista, a venda mercantil a prazo pra a empresa cliente não podendo cobrar juro empresa de factoring não faz empréstimo ( SEBRAE, 2004).
4 TIPOS DE FACTORING
Segundos SEBRAE (2004), As modalidades de factoring que geralmente ocorrem no Brasil, são as seguintes:
Convencional e empresa de factoring compra os direitos de vendas a prazo, devendo ser documentada , notificada pelo vendedor ao consumidor.
Maturity o empresário negocia os direitos de vendas a prazo empresa de factoring, que serão liquidados na data de seu vencimentos.
Trustee Gestão financeira ou de negócios introduzidas pelas organizações de factoring, buscando um serviço de administração de contas dos clientes otimizando uma desempenho financeira.
Exportação Tipo de factoring voltados a clientes que não possui seguros ou subsídios de créditos para exportação sendo uma extensão do factoring doméstico facilitando o acesso ao Credit rating, clientes de outras nações, pago na entrega do serviços ou produtos. Recomendado a empresa de factoring que tenha parceria com as outras empresas de factoring no pais importado.
5 DIFERENÇAS ENTRE FACTORING E O SISTEMA BANCÁRIO
A instituição de factoring não é uma instituição financeira, que empresta capital, crédito pessoal entre outros serviços prestados pelas redes bancárias e sim uma sociedade mercantil, ficando proibida por lei uma empresa de factoring, pessoa física e pessoa jurídica emprestar capital podendo até responder por processo criminal pois é necessário uma autorização do banco central, quem fica responsável por essa atividade são os bancos.
...