Sistema Financeiro
Monografias: Sistema Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jadermontenegro • 15/9/2014 • 355 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
O Copom:
O Copom foi criado há mais de dez anos, em 20 de junho de 1996. A idéia foi inspirada na experiência do banco central dos EUA, o Federal Reserve (Fed). Antes, o BC aumentava ou reduzia a taxa de juros sem comunicar diretamente o mercado. Com a mudança, segundo o BC, o processo se tornou mais transparente, o que melhorou a comunicação com o mercado financeiro. Atualmente, vários países seguem esse modelo.
As reuniões do Copom dividem-se em dois dias. A primeira sessão numa terça-feira; a segunda, no dia seguinte. Mensais desde 2000.
A última Ata:
A ata da reunião de agosto do Comitê de Política Monetária do Banco Central, fala sobre a decisão de reduzir em 50 p.b. a taxa Selic (para 12.0%). Os principais motivos para a decisão foram a piora no cenário internacional e a percepção de um maior compromisso fiscal, cujos impactos poderão ocorrer em uma economia que já se encontrava em desaceleração.
O documento esclarece alguns pontos adicionais ao extenso comunicado divulgado após a reunião. O principal destaque é o cenário alternativo analisado pelo Comitê, que incorpora uma deterioração das condições internacionais numa magnitude equivalente a crise que se seguiu à quebra da Lehman Brothers, e com efeitos locais de duração mais prolongada. Essa deterioração externa produziria na economia brasileira uma queda da inflação para um patamar inferior à projeção mesmo considerando uma redução dos juros e uma depreciação da taxa de câmbio.
Apesar desta descrição qualitativa, não houve divulgação dos valores projetados para o crescimento do PIB e inflação em 2012, o que pode ocorrer no próximo relatório de inflação (com divulgação prevista para o fim do mês).
Opinião:
O objetivo das mudanças nos juros é manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano. A decisão do Banco Central sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do presidente da República nem do Ministro da Fazenda. Já a meta de inflação é fixada pelo governo, por isso foi criado o Copom, para ajudar o governo a manter as taxas sob controle.
...