Sistema Financeiro
Trabalho Universitário: Sistema Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HAIDUCK • 16/9/2014 • 648 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
1. Como se define o mercado de capitais? Explique:
O mercado de capitais assume o papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico. É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de popança, ou seja, os investidores, e aqueles carentes de recursos de longo prazo, ou seja , que apresentam déficit de investimento. O mercado de capitais esta estruturado de forma a suprir as necessidades de investimento dos agentes econômicos, por meio de diversas modalidades de financiamentos a médio e longo prazos para capital de giro e capital fixo. É constituído pelas instituições financeiras não bancárias, instituições componentes do sistema de poupança e empréstimo (SBPE) e diversas instituições auxiliares.
2. Indique, explique e compare as diversas fontes de financiamento para a empresa.
Fonte interna, retenção de lucros.
Fontes externas, aporte de capital pelos sócios ou dívidas.
A empresa deve investir com recursos de terceiros se tiver projetos que ofereçam remuneração superior ao custo dos empréstimos, com isso eleva o retorno dos acionistas;
O custo dos empréstimos líquido do imposto de renda (despesas financeiras são dedutíveis) é em geral menor que o custo do capital próprio;
O acionistas desejam um retorno sobre seu capital superior ao retorno de um título de renda fixa de primeira linha mais um prêmio de risco proporcional;
Compatibilizar o fluxo de amortizações do empréstimo com a geração de caixa.
3. O que é um sistema financeiro e qual a sua importância para o desenvolvimento da economia? Explique:
O Sistema Financeiro pode ser entendido como um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, transferir recurso dos agentes econômicos superavitários para os deficitários.
Todo o processo de desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio de uma poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos mediante intermediários e instrumentos financeiros. E é em função desse processo de distribuição de recursos no mercado que se evidencia a função econômica e social do sistema financeiro.
4. Indique e explique a importância das entidades supervisoras para o bom funcionamento do sistema financeiro.
O Sistema financeiro Nacional tem como órgão máximo o Conselho Monetário Nacional e para auxilia-lo possui quatro entidades supervisoras, como o Banco Central do Brasil (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendia Nacional de Previdência Complementar (Previc).
O Banco do Brasil é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda Nacional.
Comissão de Valores Mobiliários é responsável por regular, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do país.
Superintendência
...