TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema MONETARIO

Ensaios: Sistema MONETARIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2014  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

1. SISTEMA MONETÁRIO NACIONAL

Uma das engrenagens mais importantes, se não a mais importante, para que o mundo seja do jeito que é, é o dinheiro. Ele compra carros, casas, roupas, título e , segundo alguns, só não compra a felicidade. Sendo o dinheiro carregado com toda essa importância, cada país, cada estado e cidade, se organiza de forma a ter seu próprio modo de ganhar dinheiro. Essa organização, aliás, é formada de um jeito em que a maior quantidade possível de dinheiro possa ser adquirida. Há a muito tempo que o mundo funciona dessa forma. Por isso todos os países já conhecem muitos caminhos e atalhos para que sua organização seja elaborada para seu benefício. Existem grupos, dentro do grupo do Sistema Financeiro Nacional. O mais importante dentro desse sistema é o Conselho Monetário Nacional. Esse conselho é essencial por tomar as decisões mais importantes, para a que o país funcione de forma sadia.

O Conselho Monetário Nacional tem dentro de si muitos integrantes que são importante, cada um na sua função. No entanto, o mais importante desses membros é o Banco Central do Brasil. O Banco Central do Brasil é o responsável pela produção de papel-moeda e de moeda metálica, dinheiro que circula no país. Ele exerce, junto ao Conselho Monetário Nacional, um trabalho de fiscalização nas instituições financeiras do país. Alem disso, tem diversas utilidades, como realizar operações bancárias, como empréstimos, cobrança de créditos e outros, de outras instituições financeiras.

Quem pega no dinheiro todos os dias, paga as suas contas, recebe seu salário, nem pensa no grande sistema que há por trás dessas operações. Na verdade, os salários são do valor que são, para que a atual quantidade de dinheiro circule no país, para que a economia brasileira seja como é o Sistema Financeiro Nacional toma decisões todos os dias, que são refletidas na nossa realidade

Todavia, a abertura do Banco Comercial do Rio de Janeiro, surgiram novos bancos inclusive um terceiro Banco do Brasil, desta vez de controle privado.

Após dois anos, a fusão entre o Banco do Brasil e o Banco Comercial do Rio de Janeiro, fundou um quarto Banco do Brasil, que após quase meio século se uniu com ao Banco da República do Brasil formando um quinto Banco do Brasil, existente até hoje.

Foi em 1934 que surgiram as primeiras Caixas Econômicas. No entanto para financiar os projetos de longo prazo para o crescimento do país foi criado o BNDE que tempo depois se tornou BNDES.Três décadas depois surgiu a principal instituição financeira nacional, o Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional.

1.1. Características

O Sistema Monetário Nacional intermédia as finanças de quem está sobrando com quem está faltando, para que poupadores consigam tornar suas reservas em investimentos. É regulado por diversas leis como a de Reforma Bancária, a do Mercado de Capitais e a de criação dos Bancos Múltiplos.

Todo processo de desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio de poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos mediante intermediários e instrumentos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com