Sistema Nervoso
Trabalho Escolar: Sistema Nervoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jacomo • 29/9/2014 • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 1.562 Visualizações
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo, mostrar o sistema nervoso central, não apenas como um todo, mas também com suas divisões e funções. É de suma importância conhecer com mais detalhes um sistema que é integrador de todos os sistemas, que proporciona todo um equilíbrio para nosso corpo, garantindo assim, nossa sobrevivência.
Tema Central
O sistema nervoso cumpre a importante função de coordenação do organismo humano, determinando ou interferindo no trabalho dos outros sistemas. Além disso, atua em conjunto com os órgãos sensoriais, possibilitando a interação do organismo com o ambiente.
Para executar as suas funções, o sistema nervoso é constituído pelo tecido nervoso, este constituído por dois tipos básicos de células: as glias e os neurônios.
O neurônio é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso, tem por função, gerar e conduzir impulsos nervosos. Trata-se de um tipo celular extremamente diferenciado, que pode ter várias formas diferentes, mas é basicamente dividido em três partes: dendritos, corpo celular e axônio.
Dendritos: prolongamentos finos e ramificados que recebem os estímulos captados do ambiente ou de outras células, conduzindo-os para o corpo celular.
Corpo celular: região mais volumosa da célula, na qual se encontra o núcleo e maior parte das estruturas citoplasmáticas. É nessa região que os estímulos, físicos ou químicos, são transformados em impulsos nervosos.
Axônio: prolongamento, geralmente mais longo do que os dendritos, responsável pela condução dos impulsos nervosos do corpo celular em direção a outras células.
Na maioria dos neurônios, o axônio apresenta-se envolvido por uma bainha de mielina. Ela é formada por uma seqüência de células, denominadas células de Schwann, que envolve o axônio. Essa bainha funciona como um isolante, aumentando a velocidade e evitando perdas na propagação dos impulsos nervosos.
Entre duas células de Schwann existe um intervalo sem mielina denominado nódulo ou nó de Ranvier. Esse espaçamento aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso.
Os neurônios podem apresentar diversos formatos e tamanhos, dependendo da sua localização.Os neurônios podem ser classificados de acordo com critérios diferentes.
Quanto a morfologia: Multipolar que apresenta mais de dois prolongamentos celulares, um axônio e vários dendritos; Bipolares que apresentam apenas um dendrito e um axônio; Pseudounipolares que apresentam um prolongamento único, mas este se divide em dois, dirigindo-se um para a periferia e outro para o sistema nervoso central.
Quanto à função: Neurônios sensitivos, conduzem impulsos dos receptores para o sistema nervoso central; Neurônios motores, conduzem impulsos do sistema nervoso central para os órgãos motores (de resposta); Neurônios associativos, que ligam neurônios sensitivos e neurônios motores.
Os impulsos nervosos sempre são conduzidos em sentido único, passam do axônio de uma célula nervosa para os dendritos de outra. O que garante esse fluxo é a sinapse, ponto de transmissão entre dois neurônios.
SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso humano é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central, como próprio nome sugere, recebe, analisa e interpreta os impulsos nervosos vindos dos receptores de estímulos ambientais de várias partes do corpo, toma decisões e envia impulsos para órgãos-resposta.
O sistema nervoso periférico transporta os impulsos dos receptores para o sistema nervoso central e deste para os órgãos –resposta.
O sistema nervoso central é subdividido em encéfalo e medula espinhal.
Encéfalo
O encéfalo é sustentado e protegido pelo crânio, sendo subdividido em cérebro,cerebelo,bulbo,tálamo, hipotálamo e ponte.
O cérebro humano corresponde a aproximadamente 80% do volume total do encéfalo. Apresenta-se em duas partes denominadas hemisférios, unidas pelo corpo caloso.A parte externa da superfície do cérebro, denominada córtex cerebral, apresenta inúmeras circunvoluções, que aumentam imensamente a superfície cerebral, permitindo a presença de uma grande quantidade de neurônios. Isso amplia a capacidade e eficiência do cérebro, que atua como principal intérprete de impulsos nervosos provenientes de todas as partes do corpo, programando e determinando as respostas adequadas.
O cérebro também está relacionado a funções como memória, inteligência, sentimentos, sonhos, pensamentos, entre outros.O córtex cerebral é dividido em áreas com atribuições especificas, como ouvir, falar, escrever, andar, entender. Em casos de lesão, o individuo perde a capacidade comandada pela área afetada.
Cerebelo, está localizado abaixo do cérebro, o cerebelo tem como função coordenar o equilíbrio e a harmonia de movimentos, além da tonicidade muscular. As ordens para a execução de todos os movimentos partem de cérebro (região motora). O cérebro possibilita que as atividades sejam executadas de forma harmoniosa e integrada, mesmo que isso ocorra a participação de inúmeros músculos simultaneamente.
Bulbo, se localiza acima da medula espinhal, conduz impulsos das demais regiões do encéfalo para a medula.Atua também como centro nervoso que coordena certos atos involuntários, tais como: ritmo cardio-respiratório , deglutição, tosse, entre outros.
Tálamo: pelo tálamo passam impulsos que chegam ao córtex cerebral e impulsos direcionados a músculos e glândulas.
Hipotálamo, é o centro nervoso, responsável pela sensação de fome, sede, temperatura e sono. Está relacionado com a homeostase, ou seja, a manutenção do equilíbrio interno do corpo.
Ponte, localiza-se acima do bulbo e logo abaixo do cérebro. Conduz impulsos do cérebro para o bulbo e está relacionada a reflexos associados a emoções, tais como riso e as lágrimas.
Medula Espinhal
A medula espinhal é sustentada e protegida pela coluna vertebral, pois percorre o canal raquidiano, existente no interior das vértebras. Tem cerca de 1 cm de diâmetro e desempenha duas funções importantes: conduz impulsos nervosos dos órgãos para o encéfalo e do encéfalo para os órgãos, também
...