Sistema de Empresa
Por: faculdadegfin • 16/5/2016 • Projeto de pesquisa • 3.469 Palavras (14 Páginas) • 593 Visualizações
- SISTEMA DE EMPRESA
Existem várias definições para Sistema de Empresa descrito por diferentes autores. Segundo Padoveze, Clóvis Luís (Pág. 19) “A empresa é um sistema no qual há recursos introduzidos, que são processados, e há a saída de produtos ou serviços. ” Isso quer dizer que abrange todas as áreas da empresa através de conjuntos de práticas que se relacionam para produzir um resultado.
A empresa é considera um sistema aberto a partir do momento em que se interagem com a sociedade onde, consequentemente existira uma influência nos padrões de vida. Nesse tipo de sistema existe uma visão diversificada devido à pressão da organização que é submetida.
Para ter esta ligação com a sociedade a empresa deverá ter como objetivo a integração de elementos das organizações, um padrão eficaz e o desenvolvimento de produtos e serviços, se tornando também um padrão eficiente que compõe sua missão.
Cada vez mais as empresas têm procurado revisar seus modelos de gestão, pois são partes fundamentais para a organização, sempre com interesse de aumentar sua competitividade através de recursos eficazes.
Algumas empresas possuem a necessidade de ter algumas características para que possam se adaptar ao meio onde atuam com isso, as tomadas de decisões guiarão a organização para o sucesso.
- EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
A empresa, como um sistema aberto, tira recursos do ambiente, processa esses recursos e devolve-os transformados ao ambiente onde se insere. Dentro desse enfoque sistêmico, os conceitos de eficiência e eficácia se entrelaçam, mas são diferentes.
Para o estudioso Peter Drucker, “a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas. ” Na área administrativa muitos profissionais lidam, mesmo que indiretamente, com a semântica dessas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na prática. Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a companhia. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.
A eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado, concluindo o que se propôs a fazer com um bom almejo do resultado.
Em resumo, uma empresa, para ser eficaz, deve também ser eficiente; eficácia é quando os objetivos preestabelecidos são atingidos como resultados da atividade ou do esforço; eficiência é a relação existente entre o resultado obtido e os recursos consumidos para conseguir aquele resultado. Dessa forma os dois conceitos, eficácia e eficiência, podem até juntar-se na visão sistêmica da empresa, como a representante do elemento processamento do sistema.
- OS SUBSISTEMAS DO SISTEMA DE EMPRESA
O subsistema serve para o processo de tomada de decisão na empresa, tem uma influência do sistema de informação, pois este ajuda no processo decisório das atividades a serem executadas pela empresa e beneficia o seu sistema de operações com um melhor atendimento e desenvolvimento empresarial. É com isso ajuda a ter uma maior facilidade, rapidez e cuidado durante cada processo de atividade a ser executada.
Cada empresa tem uma divisão diferente varia muito pela sua estrutura e planejamento.
Segundo Padoveze, Clóvis Luís (pág. 20) ”. Adotaremos em nosso trabalho o enfoque de Catelli (1994) e Guerreiro (1989), que dividem o sistema empresa em seis subsistema quais sejam. ”
- SUBSISTEMA INSTITUCIONAL
Onde se tem uma visão clara da organização, ali concentra os demais subsistemas da organização, auxiliando a administração a definir por quais motivos a empresa existe (missão), o que se propõe a fazer (propósito) no que acredita (princípio) suas convicções valores e crença.
- SUBSISTEMA DE GESTÃO
Segundo o site www.abcustos.org.br/texto/viewpublic?ID_TEXTO=2066 “O SUBSISTEMA DE GESTÃO. Considerando a gestão como responsável pela eficácia empresarial e sob a ótica do enfoque sistêmico, o sistema empresa é abordado pelo GECON como o conjunto de subsistemas empresariais cujo sucesso depende da perfeita interação entre os mesmos.
- SUBSISTEMA FORMAL
É a estrutura administrativa da organização de autoridades e responsabilidades. É aonde o subsistema organizacional, tem um conjunto de tarefas e atividade agrupadas em setores, departamentos ou divisões.
O subsistema formal recebe informações substancial do subsistema de gestão, principalmente sobre definição das questões de responsabilidade e autoridade que, por sua vez, irão impactar o subsistema social. A grande parte do subsistema formal e consequência do subsistema físico-operacional.
- SUBSISTEMA DE INFORMAÇÃO
É um grupo de atividades que ingere o processo de gestão com todas as informações tornando a consecução dos objetivos organizacionais, assim sua função nuclear é gerar informações que incentiva os gestores a escolher as melhores formas de decisão para a organização. O subsistema de informações funciona como o elemento que cria contato entre os diversos subsistemas, tornando-se um vínculo de ligação e de normalização de informações dentro e fora do sistema empresa. Suas principais atribuições destacam-se:
- Fornecer informações para a tomada de decisão;
- Garantir a homogeneidade dos conceitos utilizados pelo sistema empresa;
- Espelhar a contribuição de cada gestor, segundo as suas responsabilidades;
- Refletir a realidade físico-operacional do sistema empresa.
- Tendo como objetivo que as organizações alcancem o que foi planejado.
- SUBSISTEMA SOCIAL
Departamento que cuida individualmente de cada um que faz parte da organização tudo relacionada à pessoa tais como necessidades, criatividade, objetivos pessoais, motivação e liderança.
- SUBSISTEMA FÍSICO-OPERACIONAL
Cuida das instalações e equipamentos que é composto de todos os elementos materiais da empresa, tais como imóveis, instalações, máquinas e equipamentos, veículos, estoques, numerário e documentos do sistema empresa. O importante é que no sistema físico-operacional as transações são feitas e os eventos econômicos acontecem. O subsistema físico-operacional está ligado aos produtos e serviços produzidos pela organização, é ele que possui a maior quantidade de ações para obtenção da eficiência e eficácia organizacional.
...