Sistemas Integrados De Gestão
Casos: Sistemas Integrados De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leomara • 10/8/2014 • 1.427 Palavras (6 Páginas) • 287 Visualizações
Unidade de Aprendizagem: Sistemas Integrados de Gestão
Curso: Logística
Professor: RUDINEY MARCOS HERDT
Nome do aluno:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Para Turban et al. (2005), o ERP é o resultado da evolução de estágios para os sistemas da gestão de informações, visando contemplar uma cadeia de suprimentos desde seus fornecedores até os clientes internos e externos.
Explique essa afirmação destacando o que consiste um sistema integrado de gestão empresarial (ERP). Qual a sua relação com uma cadeia de suprimentos? Exemplifique esse cenário. (2,5 pontos)
RESPOSTA: O ERP é um sistema composto de vários módulos referente a vários setores da empresa, tais como controle de estoque, finanças, atendimento ao cliente, dentre outros, porém todos baseiam-se em um único banco de dados que serão alimentados por cada departamento. Uma vez inserido os dados, o mesmo será atualizado com informações dos demais setores, porém sem a necessidade de um novo cadastramento do produto em questão, processo que que evitará drasticamente as redundâncias. O ERP integra todos os sub-processos de uma empresa, desde o controle direto junto ao fornecedor de insumos até o cliente final. A relação do ERP com a Cadeia de Suprimentos faz com que este sistema ultrapasse as barreiras físicas da empresa, permitindo um controle de estoque potencial mais próximo da exatidão, controlando componentes da cadeia de suprimento tais como: matérias, dinheiro, informações, serviços dos fornecedores até os clientes finais, evitando a estocagem excessiva, atrasos de entrega, esgotamentos de determinado produto, aumentando assim o lucro da empresa de forma considerável e, elevando também a rapidez na prestação do serviço ou na produção em questão.
A relação entre a cadeia de suprimentos e o ERP está no atendimento diversificado das diferentes etapas do processo de gestão dos sistemas. O ERP atende esta cadeia de suprimentos, com melhor integração e gerencia destes fluxos. Os ERPs entregam as empresas modos de otimizar os processos necessários para planejamento, criação, entrega e suporte aos produtos fornecidos pela organização a seus clientes.
Um exemplo bem claro é a gestão de estoques, tanto de matérias primas, quanto de produtos acabados. Legitimamente grandes estoques podem ser substituídos por informações. A partir de informações de venda pode-se planejar quando e quanto de produtos precisam ser produzidos para atender a demanda e planejar quando (e quanto) de matéria prima será necessária adquirir de fornecedores.
Questão 2
Os sistemas ERPs possuem diversas funcionalidades que atendem aos processos de negócio de várias empresas, são utilizados nos mais variados ramos de atuação: indústria automobilística, farmacêutica, instituições financeiras, indústria de alimentos, educação, etc. Demonstrando algumas características e funcionalidades dos ERPs, explique como ocorre essa aderência funcional tão diversificada. (2,5 pontos)
RESPOSTA: Isso ocorre devido à estrutura Nuclear que apresenta os sistemas ERPs, o modelo de negócio utilizado é o que define a os módulos a serem utilizados para os mais diversos ramos da indústria. A modularidade e a facilidade de adaptar novos módulos permitem esta aderência. A utilização de sistemas ERP otimiza o fluxo de informações e facilita o acesso aos dados operacionais, favorecendo a adoção de estruturas organizacionais mais achatadas e flexíveis. Além disso, as informações tornam-se mais consistentes, possibilitando a tomada de decisão com base em dados que refletem a realidade da empresa. Um outro benefício da implantação é a adoção de melhores práticas de negócio, suportadas pelas funcionalidades dos sistemas, que resultam em ganhos de produtividade e em maior velocidade de resposta da organização.
A grande característica que faz os sistemas ERP serem aderentes a diferentes organizações é a sua capacidade de ser configurado e parametrizado. Salvo a uma menor gama de processos personalizados, normalmente não há a necessidade de escrever programas específicos para cada organização a cada implantação.
Questão 3
O texto a seguir relata a experiência de um profissional de TI em projetos de ERP.
(...)Fazer a implantação de um sistema ERP é uma grande jogada, pois são considerados pacotes comerciais, desenvolvidos a partir de modelos-padrão de processos, visando à integração dos sistemas de diversas áreas da empresa. (...)
A cultura da empresa muda, um projeto de implantação de ERP, além da preocupação com prazos, qualidade e custo é necessário uma gestão de conflitos e mudança. Uma empresa que tem uma cultura de empresa setorizada não consegue trabalhar de uma forma integrada, onde o serviço de um setor depende da finalização do serviço de outro para ser concluído.
A empresa após a implantação do ERP tende a ficar integrada, as grandes empresas pensam em ERP para gerenciar a sua informação, porém se a empresa não tiver uma maturidade não terá sucesso na automatização do seu processo tornando um projeto fadado a erro, neste momento a profissão de gerente de projetos tem um valor inestimável, pois o sucesso de uma implantação correta faz com que a empresa se torne muito mais competitiva no mercado e o retorno sobre o investimento seja mais rápido, no caso de uma implementação ruim, errada, o retorno sobre o investimento pode não surgir, tendo diversos retrabalhos e a companhia ficará
...