Sistemas Operacionais
Monografias: Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kevennfilps • 3/4/2013 • 389 Palavras (2 Páginas) • 1.323 Visualizações
Objetivo
Conhecer os tipos de sistemas operacionais, as particularidades de cada um e as diferenças entre eles.
1- Sistemas Monoprogramáves (monotarefas)
Caracterizam-se pela execução de uma única tarefa (processo). Onde o processador, a memória e os periféricos estejam exclusivamente dedicados a execução de um único programa.
Exemplo: O MS-DOS.
Programa tarefa.
2- Sistemas Multiprogramáveis (multitarefas)
Caracterizam-se por permitir que vários programas (tarefas) residam simultaneamente na memória e concorra pelo uso dos recursos disponíveis (apenas um programa detém, num determinado momento, o controle da UCP). São mais complexos e eficientes que os sistemas Monoprogramáves.
Nestes sistemas, enquanto uma tarefa aguarda a ocorrência de um evento externo a UCP, esta pode atender outra tarefa qualquer, que esteja pronta a ser executada.
Exemplo de SO multitarefa é o Windows, Linux.
Um usuário Dois ou mais usuários
Monoprogramação/ Monotarefas Monousuário Não disponível
Multiprogramação/ multitarefas Monousuário Multiusuário
2.1 Classificações quanto ao processamento
2.1.1 Sistemas bacth (lote)
Foram os primeiros sistemas Multiprogramáveis a serem implantados e caracterizam-se por terem seus programas executados de forma sequencial.
Nestes tipos de sistemas, os programas não exigem interação do sistema com o usuário, lendo e gravando dados em discos.
2.2.2 Sistemas de tempo compartilhado (time sharing)
Eram desprovidos de qualquer capacidade de processamento local, que era executado pela UPC do sistema central chamados de terminais burros.
Permitem a interação do usuário com o sistema.
Para cada usuário o sistema aloca uma fatia de tempo do processador. Não somente o processador é compartilhado nesse sistema, mas também a memória e os periféricos.
2.2.3 Sistema de tempo real (real time)
São bem semelhantes em implantação em sistemas de tempo compartilhado. A maior diferença é o tempo de resposta exigido no processamento das aplicações.
Nos sistemas de tempo real não existe a ideia de fatia de tempo. Um programa detém um processador o tempo que for necessário ou até aparecer outro usuário de maior prioridade.
Exemplo: São aplicados em controle de processos tais como o monitoramento de
...