Sistemas de Organização Social
Por: Bruna Alves • 4/10/2020 • Trabalho acadêmico • 253 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Sistemas de organização sociais
As formas mais comuns de territorialidade, começam pela propriedade da terra, mas há outras. Os povos tradicionais usam a territorialidade, para delimitar a terra como abrigo e fonte de recursos. A História, tradição e cultura explicam como as pessoas usavam e ou usam a territorialidade e o modo como elas valorizavam o territorio. Na contemporaneidade, a identidade territorial pode ser um refúgio para populações tradicionais que sofrem exclusão.
A primeira forma de desenvolvimento foi a marinha, para proteger a costa brasileira. A pesca tradicional foi se desenvolvendo a partir dai, pressionando os pescadores a se desenvolver para manter sua existência. Uma serie de movimentos, associações, cooperativas começaram a fazer parte dessa dinâmica para seu desenvolvimento.
Por muitas vezes as comunidades não tem noção daquilo que elas tem como patrimônio cultural e territorial, ou de capital social. Dessa forma é preciso que nos como técnicos, comecemos a mostras para essas comunidades a capacidade produtiva de criar dinâmicas, criar capital social, isso faz com que essas comunidades vá se desenvolvendo de modo que essa identidade cultural seja abordada de uma forma que contenha esse patrimônio cultural, tem que conter a historia. A biodiversidade, para se criar estratégias de desenvolvimento, mantendo a comunidade dentro daquele local. O profissional tem que enxergar os conceitos de acordo com a comunidade que esta sendo estudada/desenvolvida, pois cada uma dessas comunidades tem suas peculiaridades como território, língua especifica, festas culturais próprias, “saber-fazer” próprios, culinária especifica. Esse conjunto de tradições está vinculado a uma identidade cultural, permitindo agregar os povos.
...