Sistemas de controle
Seminário: Sistemas de controle. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Celso25 • 9/10/2014 • Seminário • 608 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
Sistemas de Administração
Likert propõe uma classificação de sistemas de Administração, difinindo quatro perfis organizacionais. Os sistemas são caracterizados em relação à quatro variáveis: Processo decisorial, Sistema de comunicação, Relacionamento Interpessoal e Sistema de recompensas e punições e apresentando características à cada sistemas que afetam essas variáveis.
A Teoria Comportamental na Administração como uma tentativa de balanço de suas contribuições e suas limitações mostra sua profunda influência na teoria administrativa. Sua ênfase são as pessoas e seus principais enfoques são estilos de administração, teoria das decisões e integração dos objetivos organizacionais e individuais. Teria Comportamental é a corrente baseada psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
A Abordagem Sistêmica da Administração
A teoria se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração,.
Assim os diversos ramos de conhecimento, passaram a tratar seus objetivos de estudo como sistemas . Dentre eles está a administração.
A abordagem sistêmica trata- se de três escolas principais:
Cibernética e administração.
Teoria Matemática da administração
Teoria de Sistemas
Cibernética
A cibernética pode envolver estudos sobre: pessoas, áreas, departamentos, unidades de negócios, empresas, grupos empresariais, etc.
A cibernética também está associada ao uso de sistemas de comunicação e conseqüentemente aos seus componentes, que são vitais para troca de informações da organização com o ambiente e dentro dela mesma.
O Homem Funcional
A Teoria de Sistemas baseia-se no conceito do “homem funcional”, que comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionado-se com os demais indivíduos como um sistema aberto.
A perspectiva sistêmica trouxe uma nova maneira de ver as coisas. não somente em termos de abrangência, mas principalmente quanto ao enfoque. o enfoque do todo e das partes, do dentro e do fora, do total e da especialização, da integração interna e da adaptação externa, da eficiência e da eficácia.
Abordagem Quantitativa
• Busca descrever significados que são considerados como inerentes aos objetos e atos, por isso é definida como objetiva;
• Tem como característica permitir uma abordagem focalizada e pontual e estruturada, utilizando-se de dados quantitativos;
• A coleta de dados quantitativos se realiza através da obtenção de respostas estruturadas;
• As técnicas
...