Solos E Fundações
Artigos Científicos: Solos E Fundações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WGS1 • 16/2/2015 • 2.201 Palavras (9 Páginas) • 180 Visualizações
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Solos e Fundações I
Módulo I
Weber Garcia Stevanelli
Conheça os Tipos de Fundações mais empregadas para sustentar as casas, prédios, pontes e viadutos.ATENÇÃO! Os exemplos aqui apresentados são meramente ilustrativos e não podem ser utilizados na prática. A definição do tipo de fundação só pode ser realizada por profissionais habilitados e registrados no CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Os exemplos apresentados servem para os internautas, e principalmente os estudantes, terem uma ideia da variedade de tipos de fundações.
TIPO DE FUNDAÇÃO CARGAS
(peso do prédio, da ponte, etc.) RESISTÊNCIA
(tipo de solo, capacidade de carga, etc.)
BALDRAME
Casas Térreas Solo firme e seco
SAPATA
Casas Térreas Solo pouco firme
Sobrados Solo firme e seco
ESTACA
BROCA Sobrados e Prédios Baixos Solo firme
STRAUSS Prédios Baixos Solo pouco firme
PRÉ-MOLDADA Prédios Altos, Pontes e Viadutos Solo pouco firme ou com presença de água
TIPO FRANKI Prédios Altos, Pontes e Viadutos Solo pouco firme
TUBULÃO A CÉU ABERTO Prédios Altos, Pontes e Grandes Viadutos Quando o lençol freático é profundo
A AR COMPRIMIDO Prédios Altos, Pontes e Grandes Viadutos Quando o lençol freático é raso ou quando a obra é dentro de rio, lagoa ou mar.
Capacidade de Carga dos Solos
Tabela de Pressões Admissíveis da Norma Brasileira NBR-6122 (NB-51) Projeto e Execução de Fundações.
TIPO DE SOLO CARACTERIZAÇÃO CAPACIDADE MÁXIMA [kgf/cm2]
a) Rocha viva, maciça sem laminações, fissuras ou sinal de decomposição, tais como gnais, granito, diábase, basalto. 100
b) Rochas laminadas, com pequenas fissuras, estratificadas, tais como: xistos e ardósias. 35
c) Depósitos compactos e contínuos de matacões e pedras de várias rochas. 10
d) Solos Concrecionados. 8
e) Pedregulhos compactos e misturas compactas de areia e pedregulho. 5
f) Pedregulhos fofos e misturas de areia e pedregulho, areia grossa, compacta. 3
g) Areia grossa fofa e areia fina compacta. 2
h) Areia fina fofa, submersa. 1
i) Argila Dura (terrenos altos, secos e de terra vermelha) 3
j) Areia Rija (terrenos altos e secos) 2
k) Argila Média (terrenos baixos, úmidos mas sem presença de água) 1
l) Argila Mole (terrenos baixos com forte presença de umidade) Necessitam de estudos do solo local.
m) Argila Muito Mole (terrenos baixos, alagados, próximo de córregos e lagoas)
n) Aterros
Capacidade Máxima ou Pressão Admissível é a maior pressão que o solo aguenta. Mais que isso ele rompe ou recalca além do recalque admissível.
Em muitos tipos de edificações, o que preocupa não é se o solo vai aguentar ou não o peso da casa e das coisas que vão ser colocadas dentro da casa pois os equipamentos que vão ser instalados são muito mais exigentes que isso.
É o caso, por exemplo, de indústrias gráficas, de indústrias que possuem linhas de montagem em que os equipamentos precisam estar bem alinhados não podendo ocorrem nenhum milímetro de recalque (afundamento) do solo.
Caso haja um recalque, mesmo que minúsculo, o equipamento poderá não funcionar adequadamente.
Fundação tipo ALICERCE
O alicerce é a base da casa. O alicerce é que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (peso) da casa (paredes, lajes, telhados, etc.). Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes
Veja, no desenho abaixo, como deve ser feito um bom alicerce.
ROTEIRO para confecção de um bom alicerce:
1 - Os alicerces em alvenaria só podem ser empregados para casas térreas e em terreno firme. Se o terreno não for muito firme, isto é, for formado por barro muito úmido ou argila mole ou solos com presença de água, o alicerce deve ser feito com vigas baldrames de concreto armado.
2 - Não trabalhe em dias chuvosos. A fundação vai ficar uma porcaria e vai trazer problemas de trincas e infiltração de umidade para o resto da vida.
3 - Abrir uma vala da largura um pouco maior que a largura do alicerce. As paredes internas da casa serão de 1/2 tijolo. Então o alicerce deve ter pelo menos 1 tijolo de largura. Se o terreno não for bem firme, o alicerce deve ser mais largo, isto é, ter 1 e 1/2 tijolo de largura. As paredes externas da casa serão de 1 tijolo. Então o alicerce deve ter 1 e 1/2 tijolo de largura. Se o terreno não for bem firme, o alicerce deve ser mais largo, isto é, ter 2 tijolos de largura.
4 - A vala não pode ter menos que 40 centímetros de profundidade. Normalmente, os terrenos naturais apresentam, na camada superficial, muitas raízes de plantas e de árvores. Esta camada não serve para assentar o alicerce. Aprofundar até encontrar
...