Spda E Aterramento
Trabalho Universitário: Spda E Aterramento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fgajardo • 20/5/2014 • 572 Palavras (3 Páginas) • 926 Visualizações
1.1 Medição Sistema SPDA e malha Aterramento existente
O presente relatório tem a finalidade de relatar as condições técnicas do sistema de proteção contra descargas atmosférica “SPDA” e a malha de aterramento existente na empresa da cidade DOURADOS MS.
Como referências para este relatório foram utilizadas as normas NBR 5419 e NBR 5410. Atendendo as recomendações das normas NBR onde é definido um valor de resistência elétrica referencial máxima admissível de 10 Ω.
NBR 5410:2004 - Instalações elétricas de baixa tensão – Procedimento;
NBR 5419:2005: - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas - Procedimento
Os valores de resistência de aterramento obtidos foram verificados por unidade de descida e quando não achadas as descidas diretamente nas estruturas metálicas dos prédios ou equipamentos. Nos locais que não foi possível o acesso as conexões foi feita uma medição de conjunto. A seqüência das medições sempre foi: 1º Haste de aterramento, 2º descida, 3º conjunto interligado.
Nas descidas dos SPDA e malhas de aterramento foi verificado que as bitolas dos cabos são de 25 mm², 35 mm² e barras retangulares equivalentes.
Na inspeção foi verificado que os prédios usam as estruturas metálicas existentes como captores e as descidas através de cabos ou as ferragens das estruturas a uma malha de equipotencialização, sistema de proteção aceito como preferencial pela NBR 5410.Este método de aterramento deve ser previsto e fazer parte do projeto estrutural dos prédios.
Na falta de um projeto executivo de SPDA e das malhas de aterramento existente, foram feitas varias medições em cada área inspecionada para aumentar a confiabilidade das informações, mas nos setores que possuem pára-raios não foi possível certificar a quantidade de hastes e malha usadas.
Como auxilio na falta do projeto executivo todos os pontos de medição foram fotografados para auxiliar na sua identificação. Também foi feito um desenho orientativo sem escala para indicar o local aproximado onde foram feita as medições.
Todas as medições foram feitas pelo método de queda de tensão usando 03 estacas de ½’ x 80 cm sendo fincados de preferência em linha reta nas distancias mínimas de 10 -15 - 20 m.
Para melhor interpretação no relatório adotamos o sistema de indicação por cores apresentado na última coluna de cada tabela com título de “Observação”. Cada cor indica as condições dos pontos de medição e tipo de intervenção recomendada em cada situação conforme legenda abaixo:
Manutenção corretiva (VM)
Manutenção preventiva (AM)
Condição normal (VD)
Valores de medição > 10 Ω (LR)
Manutenção corretiva: A manutenção corretiva é indicada nas áreas onde há deficiências físicas e elétricas do sistema de proteção sendo necessária uma intervenção de reforma ou modificações gerais do sistema de proteção e SPDA.
Manutenção preventiva: A manutenção preventiva é necessária em todos os sistemas de proteção para manter a integridade
...