Stress Causado No Trabalho
Monografias: Stress Causado No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anika • 13/9/2013 • 692 Palavras (3 Páginas) • 606 Visualizações
O estresse é um dos problemas mais freqüentes e duradouros do século XXI, o qual aflige diariamente desde aos famosos artistas como também os trabalhadores. O estresse pode ser causado por uma série de fatores como, o trabalho em excesso, problemas de família, casamento tumultuado, problemas financeiros. Por isso, é de extrema importância que o estresse seja levado em consideração, pois se não evitado pode levar a problemas de saúde mentais e físicos, causando a elevação da taxa na respiração e o aumento da frequência cardíaca.
É muito importante entender o processo de surgimento do estresse, pois só assim saberá de onde ele está originando, quais são os seus sintomas e como aliviar.
É de muita importância determinar qual a principal causa do estresse, pois assim se consegue controlar o problema de maneira efetiva, as principais causas possíveis do estresse no trabalho são: estilo de liderança, obrigações no trabalho, condições do ambiente de trabalho, relacionamentos interpessoais, ambiente psicológico no trabalho, preocupações na carreira.
Porem, outros fatores podem desencadear o surgimento do stress, como por exemplo, atitude negativa no trabalho, preocupação excessiva com a saúde, lesões, depressão, doença e família.
Os principais sintomas do stress são dores de cabeça intensa, estomago irritado, moral baixo, insatisfação no ambiente de trabalho, pessoa irritada, infelicidade e distúrbios no sono.
E podem também causar patologias como: hipertensão, gastrite, problemas cardiovasculares, problemas mentais como neurose, depressão, aumento da incidência de câncer pela queda da imunidade, dependências químicas, alterações osteomusculares, envelhecimento precoce, conseqüências físicas e psicológicas, renda perdida devido à doença e seus efeitos na sociedade;
Nas empresas o prejuízo pode ser por: presenteísmo (queda da produtividade de quem trabalha), perda de memória, absenteísmo (trabalhadores começam a faltar mais, o que gera novos custos como substituição, substituição não perfeita), efeito na produtividade da equipe, atrasos que causam penalidades para a empresa ou perda de oportunidades, atrasos constantes, erros e acidentes de trabalho, invalidez (aguda ou crônica), ações trabalhistas, sabotagem (difícil de acreditar que as pessoas chegam a esse ponto), efeitos no ambiente organizacional,custos de treinamento de novos colaboradores, má gestão.
A sociedade também sai no prejuízo pois temos que conviver com indivíduos alienados e doentes, sistemas de saúde onerados, baixa competitividade das empresas, famílias se desfazendo, suicídios (casos extremos e não tão incomuns quanto pensamos), uso abusivo de álcool e drogas, aumento do consumo de remédios tarja preta (o Brasil é um dos campeões mundiais de consumo de Rivotril), cidadãos cujo futuro de saúde e produtividade estarão sempre afetados.
Por conta disso, é muito importante observar todos esses sintomas para que a depressão seja diagnosticada o quanto antes, pois se ignorado, pode levar a vários problemas como: falta de concentração no trabalho, tensão muscular, dores e tensão nas costas, sistema imunológico enfraquecido, dor nos ombros, desordens psicológicas, doenças cardiovasculares, alterações nos hábitos alimentares, falta de interesse nas atividades que antes eram prazerosas, alterações no sono e dificuldade de concentração.
Para aliviar, controlar e amenizar o estresse são indicados que a pessoa procure
...