Stress No Trabalho
Artigo: Stress No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellchoia12 • 20/5/2014 • 500 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Instituto Federal da Paraíba
Curso: Negócios Imobiliários, turno: Noite.
Disciplina: Psicologia do Trabalho
Professor: Glauco
1- Explique como os fatores de stress no trabalho provocam doenças nos funcionários.
No mercado de trabalho existe muita competitividade entre as empresas, a meta de cada uma delas é estar sempre à frente de seus concorrentes, com inovações e níveis de qualidade de processos, produtos e serviços acima dos demais. Esse processo gera fatores no dia-a-dia dos funcionários, tais como: ruído, alterações do sono, sobrecarga, falta de estímulos, mudanças determinadas pela empresa e mudanças devido a novas tecnologias; gerando stress e consequentemente reações psicológicas como: raiva, ansiedade, frustração, falta de motivação, redução da autoconfiança e da autoestima insatisfação no trabalho; reações comportamentais: acidentes, tabagismo, uso de drogas, rotatividade, absenteísmo, baixa qualidade e produtividade; reações físicas: tonturas, dores de cabeça, taquicardia, problemas estomacais; doenças: câncer, doenças do coração.
2- Quais condutas você pode aplicar em uma imobiliária para diminuir o efeito do stress do trabalho.
A melhora dos canais de comunicação, trazendo a maior eficiência para o trabalho, resolução dos conflitos interpessoais, dinâmica de grupo, mostrar a importância do trabalho em equipe, redução na carga horária de trabalho, homenagem aos aniversariantes do mês, adição de horas extras e premiações como incentivo para os funcionários.
3 – Defina e comente qualidade de vida no trabalho.
Qualidade de vida no trabalho é o conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial, que representa o fator diferencial para realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas durante o trabalho na empresa. Os benefícios que a qualidade de vida no trabalho pode alcançar são inúmeros, sabe-se que a redução de custos com a saúde dos colaboradores é considerável, além da diminuição do estresse e aumento de produtividade, motivação e satisfação do trabalhador.
...