Subestação Aerea E Abrigada
Exames: Subestação Aerea E Abrigada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fer.nando_03 • 13/4/2014 • 237 Palavras (1 Páginas) • 3.413 Visualizações
Subestação abrigada
É aquela em que os equipamentos são instalados ao abrigo do tempo, podendo tal abrigo consistir de uma edificação e de uma câmara subterrânea.
Subestações abrigadas podem consistir de cubículos metálicos, além de subestações isoladas a gás, tal como o hexafluoreto de enxofre (SF6)
Principais Equipamentos de uma Subestação e suas Funções
Equipamentos de Transformação
→ Transformador de força;
→ Transformadores de instrumentos (transformadores de corrente e transformadores de potencial (capacitivos ou indutivos) sem os transformadores de força seria praticamente impossível o aproveitamento econômico da energia elétrica, pois a partir deles foi possível a transmissão em tensões cada vez mais altas, possibilitando grandes economias nas linhas de transmissão em trechos cada vez mais longos.
Já os transformadores de instrumentos (TC’s e TP’s) têm a finalidade de reduzir a corrente ou a tensão respectivamente a níveis compatíveis com os valores de suprimento de relés e medidores.
Subestação aérea
Esta subestação utiliza transformadores até 150KVA, localizado na parte externa, no poste.
Esta SE é constituída de transformador, chave fusível de AT/MT (Chave Mateus), Para Raios de AT/MT, Cruzetas, Medidor de BT, Chave Reversora com Fusíveis.
As verificações podem ser bimensais, semestrais, anuais e bianuais. Nestas deverão ser feitas verificação de funcionalidade, vazamentos, fugas de tensão, limpeza de componentes/equipamentos, detecção de pontos quentes, aferições, coleta de óleo Isolante dos trafos para análise, fusíveis AT/MT, chaves faca, para raios e cruzetas.
Será permitida subestação aérea até a potência de 225 KVA. A partir desta potência a subestação deverá ser abrigada.
...