Suporte Básico Da Vida
Pesquisas Acadêmicas: Suporte Básico Da Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielcjunior • 24/2/2015 • 611 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
1) Analise o evento apresentado abaixo:
Evento: Choque elétrico seguido de queda.
Cena: Um trabalhador da companhia elétrica sofreu uma descarga enquanto realizava manutenção no alto de um poste de iluminação e caiu em terra. Pode-se constatar que a queda foi de cerca de 3 metros de altura. A vítima está desacordada e existe certa quantidade de sangue em torno da cabeça.
Pergunta-se:
a) Qual a primeira atitude que o socorrista deve tomar? (1,0 ponto)
Chamar o serviço móvel de Urgência imediatamente e a seguir avaliar a cena reparando os detalhes e mensurando as atitudes que poderão ser tomadas para garantir a segurança da vitima e do socorrista.
b) Após a primeira ação relatada, você constata que a vítima não está respirando e faz o giro de 180º, colocando a vítima sobre a prancha longa para iniciar os procedimentos de primeiros socorros. Ainda constatando a ausência de respiração, o que você deverá realizar? (1,5 ponto)
Iniciaria a abertura das vias aéreas e a respiração, etapas A e B da RCP, e levando em conta a queda e o sangue ao redor da cabeça, tornando possível um risco de trauma cervical, a manobra recomendada seria o socorrista colocando as mãos em garra na região mandibular da vitima e a realização da anteriorização mandibular, mantendo a região cervical imobilizada.
c) Ao realizar a manobra anterior, você percebe a ausência de pulsação. O que deve proceder? (1,0 ponto)
Com a constatação da ausência de pulsação, faz-se necessário a seqüência de compressões torácicas para reanimação cardiovascular. Devendo intercalar 30 compressões torácicas com duas sequências de 1 min de ventilação.
Obs: As diretrizes de 2010 da AHA para a RCP aconselham uma alteração na seqüência de procedimentos de SBV de A-B-C para C-B-A, mas no caso presente a constatação foi de ausência de respiração e após a abertura das vias aéreas e a aplicação das ventilações a ausência da pulsação, por este motivo a aplicação da seqüência A-B-C.
2) Ao efetuar o atendimento de um acidente de moto, você verifica que a vítima é provavelmente vítima de um projétil, durante a exposição do tórax, logo abaixo da axila esquerda. A ausculta revela ausência de murmúrio no hemitórax esquerdo. Foi, então, realizado um curativo de três pontos que melhorou, significantemente, a respiração da vítima. O pulso radial é palpável, com frequência de 95 bpm e a pressão arterial 150 X 100 mmhg. A escala de Glasgow do paciente, neste momento, soma 10 pontos. As pupilas estão isocóricas.
Levando em consideração esse contexto, pergunta-se:
a) Como você pode avaliar esse paciente? (1,5 pontos)
Os sinais vitais (PULSO, PA e PUPILAS) estão dentro de uma certa normalidade, mas a respiração e a ausência de murmúrio no lado da perfuração por projétil indicam um provável pneumotórax e uma situação real de risco de morte com urgência de um atendimento especializado.
b) Qual seria o próximo procedimento a ser adotado? (1,5 pontos)
Levar imediatamente a vítima para o hospital
...