Sustentabilidade Ambiental na Área da Geofísica
Por: JJoão Leonell • 14/10/2018 • Relatório de pesquisa • 2.182 Palavras (9 Páginas) • 424 Visualizações
I – INTRODUÇÃO
O presente trabalho retrata sobre a pesquisa que tem como tema central a Sustentabilidade Ambiental na área da Geofísica, com enfoque nos ‘métodos’ geofísicos utilizados para o alcance da Sustentabilidade Ambiental.
O desenvolvimento deste trabalho efetivou-se, primordialmente, no âmbito da Sustentabilidade Ambiental; e buscou analisar, em doutrinas variadas, considerações sobre a sustentabilidade; sobre o seu conceito, as áreas da Geofísica que têm influência para a Sustentabilidade Ambiental; e por fim, os métodos geofísicos utilizados na Avaliação Ambiental para se saber como vai Sustentabilidade Ambiental.
Sob esta perspectiva, o artigo tem como objetivo geral analisar a ligação direta entre a dimensão Ambiental da Sustentabilidade e a Área da Geofísica.
Traz como problemas centrais os seguintes questionamentos: É possível a Geofísica participar ou contribuir para o alcance da dimensão Ambiental da Sustentabilidade? Quais as Áreas da Geofísica que ajudam no alcance da Sustentabilidade Ambiental? Quais os principais métodos geofísicos utilizados para o alcance da Sustentabilidade Ambiental?
II – DESENVOLVIMENTO
- SUSTENTABILIDADE
Quando se fala em sustentabilidade, o conceito transporta-nos para ideias relacionadas com o ambiente, qualquer que seja o contexto em que tal palavra é aplicada. Porém, e se atentarmos à origem da mesma, “sustentável” provém da palavra latina “sustinere”, e significa “manter vivo”, “defender".
- SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Dentro das dimensões da sustentabilidade, a ambiental é aquela em que se observa a importância da proteção do meio ambiente e, consequentemente do Direito Ambiental, tendo este, como finalidade precípua, garantir a sobrevivência do planeta mediante a preservação e a melhora dos elementos físicos e químicos que a fazem possível, tudo em função de uma melhor qualidade de vida.
Assim, o conceito de sustentabilidade ambiental pressupõe o objetivo de manter o crescimento, sem destruir ou prejudicar o meio ambiental em que esse crescimento se dá. Significa operar a evolução de maneira a obter a rentabilidade esperada ao mesmo tempo que reconhece a importância de questões ambientais.
- GEOFÍSICA
Geofísica é o estudo da estrutura, da composição, das propriedades físicas e dos processos dinâmicos da Terra. Ela investiga a subsuperficie através de medidas indiretas. A mesma se subdivide em Global (pura) e de Prospeção (exploração ou aplicada).
Na Geofísica Global ou Pura podemos estudar os fenômenos físicos que acontecem no planeta como terremotos, tsunamis, vulcões entre outros.
Já na Geofísica de Prospeção ou de Exploração utilizamos levantamentos/métodos como os sísmicos, elétricos, eletromagnéticos, potenciais (magnético e gravimétrico), radiométricos, geotérmicos etc.
A Geofísica também possui aplicação em águas subterrâneas, combustíveis fósseis, geotermia, geotecnia, contaminação ambiental e investigação de outros minérios em geral como ouro, ferro etc.
- AREAS DA GEOFÍSICA
- Construção Civil: Estudar as características do solo antes do início de uma obra. Localizar dutos de água e de gás para implantar novas tubulações em terrenos e loteamentos.
- Ensino e Pesquisa: Dar aulas em cursos superiores e realizar pesquisas dentro de universidades.
- Geofísica Ambiental: Investigar a degradação do solo e a poluição de lençóis de águas subterrâneas ou de superfície. Analisar o impacto ambiental de grandes obras, como estradas, túneis de metrô ou reservatórios de água.
- Geofísica Forense: Auxiliar em investigações criminais, principalmente as que envolvem cemitérios clandestinos.
- Geofísica Fundamental: Desenvolver pesquisas nas áreas de gravimetria (distribuição de massa da Terra), geodinâmica (deformações da crosta), geomagnetismo (campo magnético terrestre), geotermia (fenômenos térmicos que ocorrem no interior do planeta) e sismologia (abalos sísmicos).
- Geofísica e Engenharia do Petróleo: Levantar e analisar informações em busca de reservas petrolíferas e acompanhar sua exploração ao lado de uma equipe multidisciplinar.
- Mineração: Coletar dados em campo, analisá-los e processá-los em laboratório e computadores para localizar reservas minerais.
II.1- SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA AREA DA GEOFÍSICA
- AVALIAÇÃO AMBIENTAL
Avaliação Ambiental consiste na avaliação de um determinado local com a aplicação de diferentes metodologias, visando gerar um diagnóstico ambiental, geralmente descrevendo os níveis de contaminação, distúrbio ou preservação de uma determinada área.
Como qualquer processo avaliativo, a Avaliação Ambiental é fundamental em critérios ou referências de qualidade que permitirão classificar o ambiente sob avaliação em função de seu grau de conservação, contaminação ou qualidade. Passando assim a considerar que fazendo esta avaliação, podemos saber como vai nossa Sustentabilidade Ambiental.
A Avaliação Ambiental inclui a avaliação de impacto ambiental, a avaliação ambiental estratégica, a avaliação de desempenho ambiental, a arbitragem e peritagem ambientais e a avaliação e gestão de riscos ambientais.
Esta avaliação de impacto ambiental é feita por intermedio da Geofísica Ambiental, que por conseguinte é uma das Áreas da Geofísica.
II.2- UTILIZAÇÃO DOS METODOS GEOFÍSICOS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
A natureza não invasiva dos métodos geofísicos (não afetam e não destroem camadas selantes naturais ou artificiais), aliada ao baixo custo, rapidez e facilidade de aplicações dos ensaios, torna-os particularmente adequados para aplicação no estudo de tais problemas.
...