Sustentabilidade - Gestão Ambiental
Monografias: Sustentabilidade - Gestão Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Altur • 28/9/2014 • 411 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas e eficazes para manter a longevidade dos recursos naturais. Já faz certo tempo que os alertas soaram quanto às condições decadentes da natureza e aos males que a humanidade tem causado ao planeta em que vivemos. Desde então, o assunto causou certo impacto na sociedade como um todo, fazendo com que se tomassem medidas para se “combater” contra a intervenção demasiada do homem na natureza. Desde então, o mundo passou a adotar leis e medidas para a preservação ambiental drásticas. No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), determina as diretrizes, o conteúdo geral, os objetivos, os fins, os mecanismos e os instrumentos e cria o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), que tem por objetivo geral assegurar no país, as condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade e vida humana. Assim sendo, o SISNAMA é responsável por fiscalizar os Governos Federal, Estadual e Municipal de acordo com os conceitos e novos instrumentos de Gestão introduzidos pelo PNMA e com as mais diversas e variadas formas de Leis. E como colocar isso em prática? Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles se mantenham para o futuro. Nessa linha, a sustentabilidade ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso deixa claro também que, se as leis forem cumpridas à risca pelas entidades e as pessoas como um todo, teremos mais qualidade de vida, tendo em conta a habitabilidade, ou seja, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energia renovável, garantindo também a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) tão necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.
Portanto, o mais importante de tudo é educar e fazer com que as pessoas entendam que tudo o que se faz ou fará, gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas, estará garantindo uma vida melhor mais satisfatória, para nós mesmos, para as gerações futuras e para a natureza como um todo, dando assim continuidade da vida no planeta em que vivemos.
...