SÍNTESE DO TRIOXALATOCROMO(III) DE POTÁSSIO
Trabalho Universitário: SÍNTESE DO TRIOXALATOCROMO(III) DE POTÁSSIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ximim • 3/12/2013 • 313 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
Prepare uma solução estoque contendo uma massa de sulfato de cobre e potássio hexahidratado suficiente para cobrir o fundo de um tubo de ensaio junto a 5 mL de água. Agite para homogeneizar.
Caracterização do íon cobre (II)
Coloque 5 gotas da solução estoque em um tubo de ensaio e adicione 5 gotas de NH3 6 mol/L. Observe e anote o resultado.
Caracterização do íon potássio
Coloque 5 gotas da solução estoque em um tubo de ensaio e adicione 5 gotas da solução de Na3[Co(NO2)6]. Realizou-se a teste de chama. Observe e anote o resultado.
Caracterização do íon sulfato
Coloque 5 gotas da solução estoque em um tubo de ensaio e adicione 3 gotas de HCl 6 mol/L. Em seguida adicione a solução de BaCl2 0,2 mol/L até formar um precipitado. Anote o resultado.
O complexo foi obtido com eficácia, porém não se realizou a purificação do mesmo com cristalização, pois houve perda de massa durante o processo de lavagem com solventes. Logo o rendimento obtido foi inferior ao esperado.
Rendimento: 43%
4.2. Caracterização do complexo
Caracterização do íon cobre (II)
A solução ficou azul após a adição de amônia. Durante o teste de chama observou-se a formação da chama de coloração verde, evidenciando a presença do íon cobre.
Caracterização do íon potássio
Não houve alterações após a adição do complexo. Durante o teste de chama observou-se a formação da chama de coloração roxa, evidenciando a presença do íon cobre.
Caracterização do íon sulfato
Houve formação de precipitado branco.
5. CONCLUSÃO
Conclui-se que o processo de obtenção de complexos exige que diversos cuidados sejam tomados durante a síntese do mesmo. Como foi observado durante a execução, diversos fatores contribuíram para que o rendimento prático fosse reduzido. Por isso, é necessário consultar fontes científicas previamente para otimizar o resultado.
6. REFERÊNCIAS
.Apostila de química inorgânica experimental, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2013.
.VOGEL, A.I. Quimica analítica Qualitativa. São Paulo, Mestre Jou, 1981
.<http://www2.ufpa.br/quimdist/livros_2/livro_quim_inorg_experimental/8a%20aula_ed_caracteriza%E7%E3o.pdf>, acessado em 27 de outubro de 2013.às 13 hs
.
...