SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
Tese: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shimoo • 10/10/2013 • Tese • 1.196 Palavras (5 Páginas) • 859 Visualizações
A interdisciplinaridade está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência. Muitos projetos e práticas têm sido adotados, numa tentativa de superar a fragmentação do conhecimento e criar uma relação entre o conhecimento e a realidade do aluno.
Portanto a interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.
A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos. A mesma oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral.
A ação pedagógica através da interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação, num sentido progressista e libertador.
Dentro da perspectiva da interdisciplinaridade há duas propostas que com certeza interage o ser com o meio no qual está inserido.
PROPOSTA 01
PROJETO: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
INTRODUÇÃO: Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas às crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída.
JUSTIFICATIVA: Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.
PROBLEMÁTICA: as crianças gostam muito de histórias e desenhos. Por isso, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.
OBJETIVOS:
- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;
- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
DESENVOLVIMENTO:
- Apresentação do autor Monteiro Lobato:
- Quebra-cabeça;
- Músicas.
- Apresentação dos principais personagens e suas características:
- Músicas; Filmes; Cartazes; Dobraduras; Confecção de bonecos; Culinária ( Cozinha educativa )
Confecção de livro: ( Produção coletiva )
CULMINÂNCIA: As professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia do livro para as turmas. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, temas desta obra. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia Nastácia.( bolinhos feito pelas crianças na cozinha educativa )
CONTEÚDOS INTEGRADOS:
Matemática: Seqüência numérica e quantificação;
Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;
Natureza e sociedade: Alimentos e animais;
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do portfólio.
PROPOSTA 02
PROJETO: AFRICANIDADE
JUSTIFICATIVA: A atividade propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando o respeito e a valorização da diversidade que ocorrem naturalmente quando as crianças têm bons exemplos em casa, na sala de aula e também no seu dia a dia.
OBJETIVOS: - Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula; construir identidades raciais e de gênero positivas; estimular o respeito às diferenças; desenvolver a socialização; construir coletivamente as combinações de convivência; aprender
...