TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese

Trabalho Escolar: Síntese. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  3.847 Palavras (16 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 16

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

1. Quais as primeiras manifestações da escrita? E onde o homem as registrou?

• Os primeiros pictogramas apareceram com o homem pré-histórico, com a intenção de expressar e de se comunicar. Relatavam o seu dia-a-dia, caça e sua vida.

• As pinturas rupestres são encontradas em todas as partes do mundo, por exemplo, em S Raimundo Nonato – Piauí.

2. Justifique a citação de Feil (1983 p.90) “A escrita é um sistema convencional utilizado por homens com a finalidade de se comunicar entre si, registrar suas descobertas, sua história, suas ideias e pensamentos”

• A herança cultural dependia cada vez mais do desenvolvimento de uma escrita que pudesse ser entendida e assimilada por todos na humanidade.

• Assim, para um melhor entendimento todas as descobertas e feitos tinham que ser relatados de maneira mais eterna com a escrita convencional.

• A linguagem escrita torna-se o principal elemento que une gerações e povos.

3. Defina o que você entende por gestos e complemente caracterizando a evolução do grafismo.

• Através de gestos é que ocorreu a primeira forma de comunicação, mantendo, estreita relação com a fala. A partir disso, estabeleceram-se as condições de aprendizado: da significação à codificação (na escrita) e da decodificação à significação (na leitura).

• A evolução do grafismo, desde as formas mais primitivas até os sistemas alfabéticos, teria passado por 3 grandes etapas:

o 1ª Ideográfica – grafismos simples e abstratos que acompanhavam os recitados orais.

o 2ª Pictográfica – figuras simbólicas com temáticas mitológicas que nos referem à atividade discursiva.

o 3ª Grafismo Linear – cuja origem é a confluência das duas etapas anteriores.

• Portanto, o início da escrita surgiu da necessidade de registrar a contagem de objetos. Isso aconteceu com o sistema Sumero-Acadiano que denominava seres vivos e objetos. O grafismo tornou para o homem instrumento de alto valor para expressar o pensamento com a mesma conotação na palavra e no gesto.

4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização.

1º  Identificar a leitura como a decifração de um texto.

2º  Identificar a escrita com a cópia de um modelo externo.

Os dois equívocos estão relacionados com a ideia de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não uma forma específica de linguagem. É importante destacar que ler é reconstituir o sentido de um texto e não apenas identificar os signos gráficos, ou seja, o domínio do alfabeto não faz de ninguém automaticamente leitor, nem escritor, é apenas o resultado de um processo de aquisição de esse meio de comunicação.

5. Explique como se dá a gênese da escrita na criança.

• A aquisição da escrita se insere na história da gestualidade e da fala.

• O signo visual escrito tem sua origem no gesto que contem a figura escrita da criança. Ou seja, os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel, da mesma maneira que gestos são formas gráficas no ar.

• Na mesma forma, qualquer desenho ou rabisco pode significar na fantasia criadora de uma criança qualquer coisa, sendo um meio de expressão-comunicação, desde que identificam essa fantasia.

• Na criança a relação entre as formas gráfica e a fala evolui de forma progressiva. No início da representação gráfica ao executar os primeiros traços de uma produção espontânea, desenho e escrita não se distinguem, sendo simples marcas. Com a ação do meio social, as formas gráficas vão se diferenciando pouco a pouco: umas tomam formas figurativas – desenho e outras imitam traços mais objetivos da escrita.

UNIDADE 2

PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

1. Pesquise e faça um resumo sobre métodos de alfabetização.

Método Sintético (Escola Tradicional)  Parte do mais simples, partes, para chegar ao mais complexo (todo). Tem a necessidade de aprender as letras – o alfabeto, e através do aprendizado letra por letra ou sílaba por sílaba chega-se ao aprendizado palavras e orações.

• A aprendizagem é feita primeiro através de uma leitura mecânica do texto, através da decifração das palavras, vindo posteriormente a sua leitura com compreensão.

• Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico.

o Alfabético

o O estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.

o Também conhecido como soletração, por exemplo, a palavra casa soletra-se assim c, a, ca, s, a, sa, casa.

o O método Alfabético permite a utilização de cartilhas para orientar os alunos e professores no aprendizado, apresentando um fonema e seu grafema correspondente por vez, evitando confusões auditivas e visuais.

o Fônico

o Também conhecido como fonético, o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada, ou seja, é a associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras.

o O método fônico nasceu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético. Primeiro são ensinadas as formas e os sons das vogais. Depois são ensinadas as consoantes, sendo, aos poucos, estabelecidas relações mais complexas.

o O fundamental no método é que o alfabetizando identifique de forma correta os sons para poder adquirir a escrita.

o A maior crítica a este método é que não serve para trabalhar com as muitas exceções da língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com