Técnicas de Apuração e Entrevista Jornalística
Por: Nicolllle • 30/8/2016 • Resenha • 633 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
Nicolle Apolinário Januzzi
RA: 16203408
Técnicas de Apuração e Entrevista Jornalística
PAUTA
Tema (Bebês; Mortes): Brasil tem mais de 1000 casos confirmados de microcefalia
Histórico: Microcefalia é uma má-formação congênita em que a criança nasce com o perímetro cefálico menor do que o convencional, que é de 32cm, fazendo com que o cérebro não se desenvolva da maneira esperada. É importante já que desses 1046 casos foram encontrados traços de infecção do zika vírus em 170 bebês, o que traz grande alarme para o combate do mosquito transmissor dessa doença, o Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre Chikungunya. Desde 22 de Outubro de 2015, o Brasil já teve 6906 notificações de microcefalia. Grávidas estão desesperadas pelo Brasil inteiro já que não recebem aconselhamento e não sabem o que fazer, o que causou o aumento do número de abortos também.
Enfoque: Dar ênfase no crescimento dos casos e a urgência de uma atitude do governo. Houve um acréscimo de 40 casos em apenas 1 semana de acordo com um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, e agora? Descobrir quais atitudes estão sendo tomadas em prol da saúde pública já que de acordo com a Organização Mundial de Saúde não há muito o que fazer, os medicamentos são somente paracetamol ou dipirona apenas para o controle da febre e da dor. Além disso verificar como anda o progresso da vacinação contra o zika vírus, apesar de não estar comprovado a total relação da microcefalia com o vírus vale a atenção redobrada para não correr o risco, as últimas notícias mostram que empresas estão se empenhando para conseguirem a vacina, mas o prazo é de no mínimo 18 meses até que algo esteja pronto para se testar em larga escala(conferir).
Fontes: Ir até Pernambuco, no munícipio de Olinda e entrevistar Maria dos Santos de 25 anos, que perdeu seu filho há 2 meses. A criança morreu no parto com indícios de microcefalia, posteriormente foi diagnosticado que a mãe possuía o zika vírus. Ligar para (61) 3315-2425, telefone do disque saúde (ouvidoria geral do SUS) e procurar por Maria Francisca Abritta Moro (coordenadora geral do sistema nacional da ouvidoria do Ministério da Saúde).
Entrevistar Dr Joaquín Molina representante da Organização Mundial de Saúde no Brasil (61) 3251-9595.
Sugestões de Perguntas:
Para Maria dos Santos:
- O médico conseguiu diagnosticar a microcefalia enquanto o bebe ainda estava na barriga?
- Você sentiu algum sintoma do zika vírus durante sua gestação? (Febre, dor nas articulações e olhos vermelhos)
- Quando soube que estava grávida, você recebeu alguma orientação para tentar evitar a picada do mosquito?
- Você decidiu doar o corpo para maiores estudos sobre a microcefalia e/ou a relação dela com o vírus?
Para Maria Francisca Abritta Moro:
- Quais são as medidas que o Ministério da Saúde está tomando em relação aos avanços tão rápidos dos casos de microcefalia no Brasil?
- De acordo com a Organização Mundial de Saúde o tratamento para o zika vírus é a base de paracetamol ou dipirona para a febre e a dor. Esses medicamentos estão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) para toda a população?
- E em relação a campanhas para acabar com o mosquito Aedes aegypti?
- Qual a relação entre o zika vírus, a microcefalia e o aumento de aborto nas mulheres que descobriram que seus filhos tinham essa deformação?
Para Dr Joaquín Molina:
- O que falta para a Organização Mundial de Saúde confirmar que o zika vírus está causando a microcefalia nos bebês?
- Em relação aos outros países, quão séria está a epidemia de microcefalia no Brasil?
- Quais medidas estão sendo tomadas para acelerar o processo da descoberta da vacina contra o zika vírus?
- Se uma mulher grávida descobre que está com o zika vírus o que ela deve fazer e quem ela deve procurar? Sig
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
...