Técnicas de Lavatório
Por: barbaraps • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 667 Palavras (3 Páginas) • 435 Visualizações
1. TÉCNICAS DE LAVATÓRIO:
A principal função dos shampoos é promover a limpeza dos fios, que é de extrema importância para a saúde do couro cabeludo. Sabemos que tudo o que for utilizado em excesso não é bom para o organismo, e o excesso de limpeza também é prejudicial para os fios, podendo causar ressecamento aos cabelos. Com a variedade de shampoos e condicionadores no mercado, escolher o certo tem se tornado uma tarefa difícil, pelo pouco conhecimento dos consumidores. Um grande erro é achar que qualquer shampoo serve, pois a sua única função é “limpar” o couro cabeludo, porém a escolha sensata de um bom produto, faz toda a diferença. Além de limpar os cabelos, o shampoo tem a função de preparar o cabelo para receber algum tratamento, melhorando o resultado final do mesmo.
Por mais importante que seja o uso do shampoo, ele utilizado sozinho deixa o fio carregado eletricamente, dificultando na hora de pentear, é justamente nesse ponto que o condicionador age, neutralizando a carga elétrica e proporcionando mais saúde e vitalidade aos fios.
Para entender um pouco mais e saber qual é o melhor shampoo para cada tipo de cabelo, devemos entender um pouco da sua composição. O principal ingrediente dos shampoos são os surfactantes, que possuem ação detergente, capaz de interagir com a água, óleos, gorduras, silicones, etc. Por causa dessa propriedade, os shampoos são capazes de carrear a sujeira dos nossos cabelos. Para os shampoos o pH ideal, aquele mais indicado para nosso cabeelo, fica em torno de 4,5 – 5,0.
Para escolher o melhor condicionador para cada tipo de cabelo, é necessário saber que os condicionadores não são iguais, e que a formulação de cada um define o objetivo do tratamento, devem sempre ter um pH inferior ao do shampoo, para poder fechar a cutícula e, claro, hidratar.
TIPOS DE SHAMPOOS
- Anti resíduos: Sua formulação tem uma grande carga de surfactantes, pois sua finalidade é promover uma limpeza mais abrasiva. Por possuir um ph em torno de 8 (alcalino), o uso contínuo desse shampoo, pode provocar ressecamento nos fios, se usado erroneamente. É indicado para usos específicos, afim de promover uma limpeza mais profunda, utilizado a cada 15 dias, uma vez por mês ou antes de realizar um tratamento.
- Transparentes: Apesar de serem transparentes, alguns possuem cores, como os shampoos de bebês. Sua formulação não possui muito agente condicionante como é o caso dos shampoos perolados/leitosos, por isso os shampoos transparentes possuem uma ação de detergência maior. Esse tipo de shampoo geralmente tem um ph mais neutro. Indicado para cabelos oleosos.
- Perolados: Promove uma limpeza mais suave e possui agente condicionante. Sua limpeza é prejudicada pela adição de agentes condicionantes, sendo preferível utilizar um shampoo transparente na primeira lavagem, e logo após, na segunda lavagem utilizar o shampoo perolado. Possuem um ph mais ácido em relação aos shampoos transparentes. Indicado para cabelos normais e mistos.
- Leitosos: Possui baixo poder de limpeza, são considerados shampoos com funções específicas, como os shampoos anti caspas, shampoos para alguma disfunção do couro cabeludo, shampoos
para cabelos tingidos, cabelos
...