TAXA REFERENCIAL
Artigo: TAXA REFERENCIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vwclo • 15/9/2013 • 384 Palavras (2 Páginas) • 397 Visualizações
TAXA REFERENCIAL (TR). Com o fim da correção monetária e a extinção do Bônus do Tesouro Nacional (BTN), o governo criou, por meio de medida provisória nº 294, em 1º/2/1991, a Taxa Referencial (TR), com o objetivo de permitir o funcionamento do sistema financeiro no contexto criado com a desindexação da economia. Segundo a medida, a Taxa Referencial será mensalmente divulgada pelo Banco Central, no máximo até o oitavo dia útil do mês de referência. Ela será calculada da remuneração média mensal, líquida de impostos, dos depósitos a prazo fixo captados nas agências dos bancos comerciais, bancos de investimento ou de títulos públicos, de acordo com metodologia fixada pelo Conselho Monetário Nacional. Divulgada a TR, a fixação da Taxa Referencial Diária (TRD) nos dias úteis restantes do mês deverá ser realizada de forma tal que a TRD acumulada até o primeiro dia útil do mês subseqüente seja igual à TR do mês corrente. A TR poderá ser utilizada como base para reajustes de contratos antigos em BTN ou OTN, remuneração das cadernetas de poupança, do dinheiro bloqueado pelo Plano Collor e na correção de débitos de impostos, taxas e demais obrigações fiscais. TAXA REFERENCIAL (TR). Com o fim da correção monetária e a extinção do Bônus do Tesouro Nacional (BTN), o governo criou, por meio de medida provisória nº 294, em 1º/2/1991, a Taxa Referencial (TR), com o objetivo de permitir o funcionamento do sistema financeiro no contexto criado com a desindexação da economia.
Segundo a medida, a Taxa Referencial será mensalmente divulgada pelo Banco Central, no máximo até o oitavo dia útil do mês de referência. Ela será calculada da remuneração média mensal, líquida de impostos, dos depósitos a prazo fixo captados nas agências dos bancos comerciais, bancos de investimento ou de títulos públicos, de acordo com metodologia fixada pelo Conselho Monetário Nacional. Divulgada a TR, a fixação da Taxa Referencial Diária (TRD) nos dias úteis restantes do mês deverá ser realizada de forma tal que a TRD acumulada até o primeiro dia útil do mês subseqüente seja igual à TR do mês corrente. A TR poderá ser utilizada como base para reajustes de contratos antigos em BTN ou OTN, remuneração das cadernetas de poupança, do dinheiro bloqueado pelo Plano Collor e na correção de débitos de impostos, taxas e demais obrigações fiscais.
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1675375-taxa-referencial-tr/#ixzz2ey9F6A4v
...