TECNICA PARA PASSAR NA OAB
Pesquisas Acadêmicas: TECNICA PARA PASSAR NA OAB. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: janaina66 • 27/10/2014 • 2.403 Palavras (10 Páginas) • 239 Visualizações
Confira as matérias e seus respectivos pesos no Exame
•
Maior peso (de 7 a 12 questões):
ética, direito do trabalho, direito constitucional e direito civil
Peso médio (de 4 a 6 questões):
direito processual do trabalho e processual civil, direito tributário e direito penal
Menor peso (de 2 a 3 questões):
código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito internacional, direito ambiental e direitos humanos, e filosofia do direito
Para ética, os professores recomendam foco em infrações éticas e disciplinares, além de penalidades ao profissional, como suspensão e censura. O professor de ética profissional e estatuto da OAB da rede Damásio, Marco Antonio Araújo Jr., reforça que os estudantes devem revisar o estatuto do advogado, esse com maior número de questões, e também o código de ética e regulamento geral. "Uma questão muito comum é a inscrição do advogado", completa.
Sobre outras disciplinas importantes, Tesser e Araújo apontam temas que o candidato não pode deixar de fora da revisão:
• Direito constitucional: controle de constitucionalidade e processo legislativo
• Direitos do consumidor: responsabilidade civil e direitos do consumidor;
• Direito do trabalho: rescisão no contrato de trabalho, aviso prévio e as chamadas estabilidades provisórias;
• Processos no trabalho: recursos;
• Processo civil: litisconsórcio, intervenção de terceiros e execução;
• Internacional: elementos de conexão e o tema estrangeiros;
• Processo penal: competência e recursos
• Estatuto da Advocacia e a OAB (EAOAB):
O candidato deve estudar sobre os direitos dos advogados e o que constitui as infrações e sanções disciplinares, itens descritos nos capítulos dois e nove do Estatuto, respectivamente, explica Azevedo.
"Uma dica é agora na reta final ler diversamente dois artigos a respeito, o 7º - o que são direitos do advogado - e o 34º - sobre o que constitui infração disciplinar", ressalta o professor. "Eu diria que esses artigos são marcantes devido a minha experiência nos últimos cinco Exames. Se o candidato tivesse lido esses itens, ele teria acertado pelo menos cinco das 12 questões".
Azevedo presume que cairão duas ou três questões sobre infrações disciplinares, duas sobre honorários advocatícios e duas sobre incompatibilidade de leis.
Para Paulo Machado, professor de estatuto e ética do CERS (complexo educacional Renato Saraiva), o candidato deve ficar atento ao artigo 41º do Estatuto, pois "constitui um tema importantíssimo sobre a reabilitação do advogado punido - tema esse que ainda não foi muito explorado pela banca da FGV (Fundação Getúlio Vargas)."
Artigo 41º - É permitido ao que tenha sofrido qualquer sanção disciplinar requerer, um ano após seu cumprimento, a reabilitação, em face de provas efetivas de bom comportamento. Entretanto, quando a sanção disciplinar resultar da prática de crime, o pedido de reabilitação depende também da correspondente reabilitação criminal.
• Regulamento Geral (RG):
Segundo Azevedo, o candidato deve ler e compreender pelo menos os 43 primeiros artigos do Regulamento Geral. "Nesse item acredito que cairão duas ou três questões sobre inscrição na OAB."
Já o professor Paulo Machado destaca a leitura e compreensão do artigo 11º do regulamento.
Artigo 11º - Compete a sindicato de advogados e, na sua falta, a federação ou confederação de advogados, a representação destes nas convenções coletivas celebradas com as entidades sindicais representativas dos empregadores, nos acordos coletivos celebrados com a empresa empregadora e nos dissídios coletivos perante a Justiça do Trabalho, aplicáveis às relações de trabalho.
"A banca examinadora tem pedido pelo menos uma questão extraída do RG por prova. Como ainda não pediram esse tópico, optei por relembrar esse detalhe importante, que pode confundir o candidato, uma vez que o art. 44 do EA OAB diz que compete à OAB, com exclusividade, representar os advogados. Entretanto, o aludido dispositivo do RG explica que, quando se tratar de assuntos envolvendo a classe dos advogados empregados, a representação é feita pelos sindicatos, federações ou confederações", explica Machado.
• Código de Ética e Disciplina (CED):
"Já essa terceira corresponde aos artigos 20º e 21º do Código de Ética e Disciplina e traz uma diferença ética entre a recusa de causa por parte do advogado que vai fazer a defesa em um processo penal, ou seja, o advogado em defesa criminal não pode recusar uma causa por entender que seu cliente é culpado, por exemplo", conclui Machado.
Artigos 20º e 21º - O advogado deve abster-se de patrocinar causa contrária à ética, à moral ou à validade de ato jurídico em que tenha colaborado, orientado ou conhecido em consulta; da mesma forma, deve declinar seu impedimento ético quando tenha sido convidado pela outra parte, se esta lhe houver revelado segredos ou obtido seu parecer. Porém, é direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado.
Entre os itens que podem ser exigidos no Exame estão a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), a ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade) e a ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).
• Direitos e garantias individuais:
O professor Erival Oliveira afirma que o candidato tem que ler pelo menos o artigo 5 da Constituição para compreender o tema.
• Separação dos poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário:
"Entre eles o campeão é poder Legislativo. Neste caso, pede-se que o candidato estude do artigo 50 ao 58 e do 60 ao 69, principalmente conteúdo relacionado a comissão parlamentar de inquérito, espécies normativas, medida provisória etc", explica
...