TECNOLOGIA APLICADA A SEGURANÇA PÚBLICA
Artigo: TECNOLOGIA APLICADA A SEGURANÇA PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renato1313 • 1/3/2015 • 845 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Tecnologias aplicadas à segurança pública
Curso: Gestão em Segurança Pública
Professor: Horácio Dutra Mello
Nome do aluno:
Data: 21 de Agosto de 2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Faça a leitura do artigo Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública, de George Felipe de Lima Dantas, disponível em <http://www.malagrino.com.br/vivaciencia/03_01_004.asp>.
De acordo com as informações contidas no artigo supracitado juntamente com os conhecimentos adquiridos até agora, responda as quatro questões abaixo:
Questão 1: O autor do texto apresenta algumas dificuldades relacionadas à implantação de um sistema integrado de Justiça Criminal. Dentre os itens apresentados chamamos a atenção às “diferenças básicas existentes, entre as organizações envolvidas, no tocante às técnicas utilizadas no arquivamento de dados e produção de relatórios”. Este problema pode ser resolvido no Brasil? Como? Algum sistema já atingiu este nível? Justifique sua resposta. (2,5 pts)
Sim é possível solucionar este problema no Brasil, entretanto, é indispensável que aja participação ativa de todos os órgãos envolvidos. É necessário para eficácia do sistema, que se tenha uma linguagem comum entre os órgãos envolvidos, definições de dados que se julguem essenciais e a segurança nas comunicações. Mas também é necessário que haja um investimento profissional, tendo em vista a escassez de profissionais habilitados a operar o sistema.
No Brasil possuímos o e-PING, Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, que possibilita integrar a base de dados dos estados ao Sistema INFOSEG, do Ministério da Justiça, possibilitando buscar dados referentes a indivíduos criminalmente identificados, em qualquer local do Brasil.
Questão 2: A identificação biométrica é uma das tecnologias chave para a eficácia da atuação da repressão aos delitos. Explique como ela pode auxiliar a justiça penal nesta atividade. (2,5 pts)
A biometria esta mais acessível e é utilizada para várias aplicações como emissão de documentos, distribuição de benefícios sociais e por bancos.
No campo da segurança pública, através da biometria é possível determinar a identidade de suspeitos ou detentos, dando andamento a funções da segurança pública como as investigações policiais e processos judiciais. O AFIS (sistema automatizado de reconhecimento de impressões digitais) enfrenta inúmeras dificuldades como a falta de operadores capacitados para operar o sistema e a necessidade de digitalizar os arquivos físicos.
Entretanto, é possível afirmar que a identificação biométrica reduz a incidência de delitos devido à rápida identificação de suspeitos e a grande confiabilidade nas impressões digitais, já que são únicas e permanentes, possibilitando acelerar os processos judiciais.
Questão 3: A comunicação de dados na atividade
...