TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Artigo: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirlla • 11/8/2014 • 410 Palavras (2 Páginas) • 562 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia
Semestre: PEDAGOGIA 1SEMESTRE
Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
ATIVIDADE 2
Professor: NEDINA STEIN
Atividade referente a aula 03 e 04 (postagem na aula 02)
1) Escreva texto sobre os modelos e educação a distância: Aulas ao vivo via satélite e Modelo Totalmente Via Web.
O modelo teleaula reúne os alunos em salas e um professor transmite uma ou duas aulas por semana, ao vivo. Os alunos enviam perguntas e o professor responde a algumas que considera mais importante. Em geral, depois das teleaulas, os alunos se reúnem nas tele-salas, em pequenos grupos, para realizar algumas atividades de discussão e aprofundamento de questões relacionadas com a aula dada sob a supervisão de um mediador, chamado professor tutor local. Além das aulas, os alunos costumam receber material impresso e orientações de atividades para fazer durante a semana, individualmente. Com acompanhamento de um professor online ou eletrônico. Esse modelo começou focando mais a transmissão, a tecnologia de satélite, a multiplicação de pólos onde eram instaladas as tele-salas. As aulas são variações de professor falando, com ilustração de apresentações em PowerPoint, trechos de vídeo e alguma interação com a lousa digital. Os textos das aulas estão num livro impresso ou digital (CD, DVD ou Internet). Além das teleaulas e das atividades locais com o tutor de sala dos pólos, os alunos acessam (quando podem) o portal do curso na Internet, onde encontram alguns materiais complementares, e realizam alguma interação, em geral por fórum e enviam sua atividade para o tutor online.
O modelo WEB foca o conteúdo disponibilização pela Internet e por CD ou DVD também. Além do material na WEB os alunos costumam ter material impresso por disciplina ou módulo. Os ambientes principais de aprendizagem são o Moodle, o Blackboard e o Teleduc. Algumas instituições têm o seu próprio ambiente digital de aprendizagem. Começa-se a utilizar a webconferência para alguns momentos de interação presencial com os alunos, para orientações, dúvidas e manutenção de vínculos afetivos. Até agora temos basicamente dois modelos diferentes de ensino superior a distância via web: o modelo mais virtual e o modelo semi-presencial. No modelo virtual, a orientação dos alunos é feita à distância pela Internet ou telefone. Os alunos se reportam ao professor e ao tutor durante o semestre e geralmente se encontram presencialmente só para fazer as avaliações. É um modelo predominantemente onde tudo acontece na Internet e os encontros presenciais são mais espaçados, porque não existem os pólos para o apoio semanal.
...