TECNOLOGIA EM LOGISTICA
Artigo: TECNOLOGIA EM LOGISTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TataMMartins • 16/6/2013 • 2.545 Palavras (11 Páginas) • 493 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso Tecnologia em Logística
Polo Três Lagoas
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
2º Semestre
Três Lagoas - MS
Novembro /2012
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
2º Semestre
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Tecnologias de Gestão do Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor presencial Luiz Guilherme Gonçalves da Silva.
Três Lagoas - MS
Novembro/2012
SUMÁRIO
Introdução 4
Histórico 4
Visão 7
Valores 7
Qualidade 9
Terceirização 9
O papel do Gestor 10
Assédio Moral 10
Responsabilidade Ambiental e Social 10
Considerações Finais 12
Referências bibliográficas 13
Introdução
O presente estudo tem como princípio identificar e estudar a teoria aprendida em sala de aula, a dinamização do processo de reflexão sobre a intervenção na realidade, a atitude criativa, ativa, confrontadora, compatível com a intencionalidade de construção de sujeitos históricos e críticos tendo como base a empresa América Latina Logística. Os conceitos propostos no curso de Tecnologias de Gestão
Histórico
As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos, que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços. Toda organização existe com a finalidade de fornecer alguma combinação de produtos e serviços. MAXIMINIANO
Estrutura organizacional pode-se definir como um instrumento gerencial utilizado para atingir os objetivos organizacionais, a estrutura é resultado do processo de divisão do trabalho e da definição de meios para coordenar este trabalho.
As empresas necessitam de uma estrutura confiável e firme, para poderem funcionar adequadamente, e proporcionar um arcabouço para combater e integrar todos os órgãos, pessoas, tarefas, relações, recursos e competências em um sistema global. CHIAVENATO E SAPIRO.
Razão Social: ALL - América Latina Logística S.A.
Endereço: Rua Emílio Bertolini, 100, Vila Oficinas - 82920-030, Curitiba - Paraná
Telefone: (41) 2141-7555
Fax: (41) 2141-7484
CNPJ/MF: 02.387.241/0001-60
IE / PR: 902.525.72-67
NIRE Jucepar: 41300019886
Registro de companhia aberta junto a CVM: 02/07/1998
Número do Registro na CVM: 01745-0
Diretor de Relações com Investidores: Rodrigo Barros de Moura Campos
Auditores Independentes: Price water house Coopers
Principal atividade: Logística
ALL desenvolveu um sistema logístico baseado na operação ferroviária. Desde a desestatização da Malha Sul em 1997, e a aquisição das Concessionárias Argentinas em 1999, a ALL obteve importantes melhorias:
• Desempenho Financeiro: Desempenho Financeiro: na ALL Operações Ferroviárias do Brasil, de 1997 a 2011, (a) o volume transportado medido em TKU cresceu em média 15,1% ao ano; (b) a receita bruta cresceu 22,2% ao ano, atingindo R$ 2.207,8 milhões em 2011; e (c) o EBITDA cresceu 43,6% ao ano, atingindo R$ 1.425,7 milhões em 2011.
• Tecnologia: a ALL desenvolveu e instalou computadores de bordo utilizando sistemas de GPS e transmissão de dados por satélite em quase toda frota de locomotivas, resultando num aumento do nível de segurança e confiabilidade das operações. Além disso, foi desenvolvido um sistema operacional próprio para otimizar os serviços prestados. Atualmente, 100% da frota de locomotivas da ALL utilizam esta tecnologia.
• Segurança: a ALL melhorou seus índices de segurança, tornando-se um dos operadores ferroviários mais seguros do Brasil. Utilizando os critérios da U.S. Federal Railroad Administration (FRA), ela estaria classificada entre as operações mais seguras nos Estados Unidos, até mesmo superando os níveis de segurança de determinadas Ferrovias Classe I americanas.
• Cultura Corporativa: a ALL criou uma cultura voltada para resultados, sendo a única companhia concessionária de serviço público, tanto no Brasil como na Argentina, a figurar mais de uma vez como uma das melhores empresas para se trabalhar, conforme os rankings da EXAME e APERTURA, duas das mais bem-conceituadas publicações de negócios no Brasil e na Argentina, respectivamente.
A ALL oferece uma variedade completa de serviços logísticos, incluindo transporte ferroviário e rodoviário nacional e internacional, armazenagem, transporte customizado de contêineres combinado com distribuição fracionada e transporte intermodal porta-aporta. A ALL é composta por 4 negócios principais: ALL Operações Ferroviárias, Brado Logística, Ritmo Logística e Vetria Mineração.
A ALL Operações Ferroviárias é composta por 6 concessões ferroviárias no Brasil e na Argentina, totalizando 21,3 mil km de ferrovias, por meio das quais a Companhia transporta commodities agrícolas e produtos industriais. A malha
...