TECNOLOGIAS PARA A LIMPEZA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS SÓLIDOS: TESTES DE SOLUBILIDADE
Monografia: TECNOLOGIAS PARA A LIMPEZA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS SÓLIDOS: TESTES DE SOLUBILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evertonmcsg • 6/4/2014 • Monografia • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 532 Visualizações
TÉCNICAS DE PURIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS SÓLIDOS: TESTES DE SOLUBILIDADE
MOGI GUAÇU
-2014-
SUMÁRIO
1. Resumo.....................................................................................................3
2. Objetivo.....................................................................................................4
3. Introdução.................................................................................................5
4. Procedimento experimental......................................................................6
5. Reações....................................................................................................7
6. Resultados................................................................................................8
7. Conclusão...............................................................................................11
8. Bibliografia..............................................................................................12
1. Resumo
A solubilidade de uma substância é uma propriedade muito importante, numa a qual se baseiam certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e recristalização de substâncias.
Também é uma propriedade muito empregada nas indústrias de tintas, perfumes, sabões, detergentes, açúcares e plásticos. A solubilidade dependente da natureza do soluto, do solvente e da temperatura.
Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes (a temperatura constante), é necessário se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente.
De acordo com as regras de solubilidade, uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar, ou seja, semelhante dissolve semelhante. Por esse motivo as substâncias orgânicas em geral, só se dissolvem em líquidos também orgânicos, por exemplo: álcool, benzeno, gasolina, etc. Esses líquidos recebem o nome de solventes orgânicos.
Outra consideração que devemos fazer é a seguinte: quando a temperatura de uma solução diminui ou quando aumenta o solvente evapora, o soluto tende a cristalizar.
2. Objetivo
Pretendesse entender o comportamento de compostos orgânicos em diferentes solventes, analisando a solubilidade de cada um, já que alguns são solúveis em determinado solvente e outro composto com as mesmas características não são solúvel nesse determinado solvente. A solubilidade é um dos caminhos para identificar os compostos orgânicos.
3. Introdução
Solubilidade é a capacidade máxima de um soluto se dissolver em uma quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura. Essa capacidade varia com a temperatura e a pressão, além de ser extremamente influenciada pela polaridade das substâncias. É muito interessante observar que através da polaridade das substâncias pode-se determinar se elas irão ou não se solubilizar, pois é de uso comum na química a frase “semelhante dissolve semelhante”, ou seja, substâncias de mesma polaridade se solubilizam.
Solubilidade é de fundamental importância em um grande número de disciplinas científicas e aplicações práticas, que vão desde o processamento do minério, uso para medicamentos, bem como o transporte de poluentes. A solubilidade é frequentemente dito ser uma das "propriedades características de uma substância", o que significa que a solubilidade é geralmente usada para descrever a substância, para indicar a polaridade de uma substância, para ajudar a distinguir de outras substâncias, e como um guia para aplicações da substância.
Existem vários fatores que influenciam na solubilidade de uma substância. Entre eles, está a temperatura, um dos fatores mais relevantes.A solubilidade da maioria dos sólidos nos líquidos aumenta com a temperatura. De forma inversa, ocorre com quase todos os gases: quanto maior a temperatura, menor a solubilidade de um gás em meio líquido. Isto porque, na fase gasosa, praticamente não existem atração entre as moléculas. Porém, existe atração entre as moléculas do gás e do solvente. Portanto, quando o solvente vai atingindo a fase gasosa, a atração entre as moléculas do gás e do solvente também diminui, gradativamente. Isto pode ser observado quando se aquece água da torneira em uma chaleira, por exemplo; quanto mais se aquece a água, mais oxigênio se desprende.
Para os sólidos, o mecanismo é contrário. No estado sólido, a atração entre as moléculas do soluto é muito forte. À medida que a temperatura aumenta, a substância tende a entrar em processo de fusão, diminuindo a atração entre as suas moléculas e facilitando a atração entre as moléculas do solvente e do soluto.
A superfície de contato é exatamente a definição geométrica de área do objeto.
Na química pode ser aplicada no estudo de uma reação amplificada, principalmente a sua velocidade, que irá depender dentre outros fatores da superfície de contato.
A superfície de contato é um fator que influencia na rapidez de uma reação química. Nos Sólidos, as reações químicas começam
...