TEMA: AVICULTURA DE POSTURA
Por: Anderson Ander • 26/9/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 8.850 Palavras (36 Páginas) • 680 Visualizações
TEMA: AVICULTURA DE POSTURA
JUSTIFICATIVA
Se compreende como avicultura, a criação de aves com intuito de produzir alimento, podendo ser o ovo, que se enquadra na avicultura de postura ou produção de carne que é avicultura de corte, a avicultura em si é aquela responsável pela criação de galinhas poedeiras com seu total foco na produção de ovos, que hoje está presente em quase todas mesas da população, pois é um alimento natural de fonte de proteína barata e de excelente qualidade.
Essa atividade como qualquer outra precisa de seus cuidados e saber sobre as raças e o lugar adequado para desenvolver esse trabalho são essenciais para obter um bom resultado (LOPES, 2011). E não menos importante e principal o cuidado com os manejo nutricional e manejo sanitário considerando que se os mesmos sejam executados de forma incorreta pode causar perdas diretas na produção.
Muitas pessoas não percebem, ou nem ao menos sabem a importância social e econômica que a avicultura de postura tem para o país e até para o mundo, mas já de primeira podemos perceber que o produto fornecido pela avicultura de postura tem se tornado prato indispensável na mesa da população, fazendo com que a cada ano cresça o número de consumo. E assim aumentando a renda dos produtores da atividade e gerando empregos.
Ao selecionar a temática de aves de postura o alternante tem como finalidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos acerca do mesmo, claro que com ajuda do estágio que terá uma experiência de aprender e participar da rotina de atividades em uma propriedade que possua um aviário de postura.
OBJETIVO GERAL
Compreender como é realizado o manejo nutricional e manejo sanitário, dentro da avicultura de postura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Verificar os tipos de comedouros e bebedouros;
Relatar sobre a alimentação das aves;
Analisar de onde é provinda a ração utilizada;
Identificar os principais desafios encontrados pelo avicultor.
Identificar a raça trabalhada;
Averiguar se é usado alimentação alternativa;
Descrever se os comedouros e bebedouros recebe limpeza diária;
Questionar sobre as vacinas das aves;
Observar qual a produção de ovos coletados por dia.
PROBLEMÁTICA
A avicultura deve ser desenvolvida em ambiente agradável, livre de doenças, e a alimentação também deve ser adequada às aves para que alcancem seu potencial máximo de produção, ou seja, características desejáveis na exploração. (Lopes, 2011). Assim, lança como problemática o manejo nutricional incorreto provocando um baixo potencial produtivo.
HIPÓTESES
Escassez de um ambiente agradável e livre de doença;
Ausência de alimentos para aves;
Falta de conhecimento do produtor em relação a dieta das aves;
Ração com baixo valor nutricional.
EMBASAMENTO TEÓRICO
Importância econômica.
No ano de 2009 houve um grande crescimento na avicultura para que houvesse essa expansão na avicultura foi necessário fazer algumas mudanças no cenário em que as aves estavam inseridas assim com em outros fatores. Albino (1998) apud SILVA et al afirma que “o desenvolvimento da avicultura brasileira se deve a uma associação entre genética, nutrição, manejo e sanidade”. E graças a essas mudanças o nosso país em 2016 bateu o recorde em produção de ovos, e ficou em sétimo lugar no ranking mundial.
De acordo com Lopes (2011) em 2009, “a produção brasileira atingiu a marca histórica de 10,9 milhões de toneladas, garantindo ao Brasil uma posição entre os três maiores produtores mundiais de carne de frango, juntamente com Estados Unidos e China”.
E depois desse acontecimento marcante o Brasil vem sempre se empenhando para continuar entre os três maiores produtores.
Um ponto social que deve ser destacado é a utilização de mão-de-obra intensiva, o que torna a avicultura de postura responsável pela geração de empregos de grande parte da área agropecuária além de se tornar um investimento seguro para o produtor. (Avisite, 2011).
Histórico
De acordo com Albino e Tavernari (2010), a domesticação da galinha teve origem na Índia e as atuais variedades foram originadas da espécie asiática selvagem Gallus gallus, conhecida também como Gallus bankiva e Gallus ferrugineus. Naquela época a principal finalidade dessa espécie era ser utilizada como animal de briga ou como objeto de ornamentação.
Já no Brasil a avicultura teve início por volta de 1532, quando os colonizadores portugueses trouxeram as primeiras raças. Essas aves eram criadas em fazendas e sítios e inicialmente eram deixadas soltas, já que possuíam um porte rustico chamado de ‘‘caipiras’’ et al (ZEN, 2014). E foi no ano de 1930 que a avicultura começou a ser considerado um meio viável para obter lucro, tanto com a carne como com a produção de ovos, e os produtores começaram a fazer o cruzamento de diferentes tipos de raças, para fazer o aprimoramento de espécies.
Ovo
As galinhas são consideradas uma das principais fontes de produção de ovos, para o consumo. O ovo apresenta-se como um alimento natural que compõe diversas proteínas de excelente qualidade, além de conter vitaminas, gorduras, minerais, e uma baixa concentração de calorias et al (AMARAL, 2013).
O ovo se tornou fator indispensável nas casas brasileiras, devido o Brasil não exportar esse produto todo ovo produzido da avicultura de postura permanece no país e assim promove o enriquecimento desse mercado, que se mantém em pé independentemente da época de crise. E assim como afirma Santin (2018) “a exportação fraca significa um mercado interno forte e em crescimento, que está
...