TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO
Trabalho acadêmico: TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosanem • 13/5/2014 • Trabalho acadêmico • 5.049 Palavras (21 Páginas) • 246 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ROTINAS TRABALHISTAS 4 a 5
2.1.1.Os tipos de aviso Prévio 4 a 5
2.1.2.Prazos para pagamento 4 a 5
2.1.3.Proventos e Descontos 4 a 5
2.1.4.FGTS na rescisão 4 a 5
2.1.5.Comunicação de Dispensa – CD e Requerimento do seguro desemprego .............. 4 a 5
2.1.6.Carta de preposição para a pessoa que for fazer a homologação no sindicato ou documento de representação 4 a 5
3 AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 6
3.1.1.O que é Estresse 4 a 5
3.1.2.Todo estresse é ruim?Explique 4 a 5
3.1.3.Comprovadamente existem três grupos de fatores potenciais de estresse no trabalho.Cite-os e explique-os 4 a 5
3.1.4.Quando a organização deve administrar o estresse? 4 a 5
4 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 7
4.1.1.Qual a taxa de desemprego do municipio? 4 a 5
4.1.2.Quais os setores que estão demitindo mais? Por que? 4 a 5
4.1.3.Que os sindicatos e organizações de trabalhadores do municipio estão falando sobre a questão do emprego/desemprego na cidade e região?Quais as perpectivas 4 a 5
4.1.4.Como está o mercado de trabalho de seu município 4 a 5
5 PROCESSO CONTÁBIL 8
5.1.1.Como e feito o processo de abertura de uma empresa de Prestação de serviços,junto aos orgão competente 4 a 5
5.1.2.Modelo de contrato Social,e explique como foi elaborado 4 a 5
5.1.3.Quais os procedimentos que a Junta Comercial da sua cidade solicita que seja realizada para a abertura dessa empressa 4 a 5
6 AMBIENTE EMPRESARIAL 9 a 10
7 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Atualmente as transformações do mundo globalizado e a velocidade das inovações têm marcado a sociedade por inúmeras descontinuidades e incertezas que desencadeiam alto nível de competitividade no âmbito empresarial.
Sobreviver em mercados competitivos requer dos administradores estratégias e capacidade de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar e, ao mesmo tempo, possuir a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da organização. Para identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, os clientes, fornecedores, concorrentes e produtos, são extremamente importantes e possibilitará às organizações conhecer as forças que as cercam, para poder, após análise detalhada dessas forças, escolher efetivamente a sua estratégia competitiva.
O ambiente externo vem fazendo pressão sobre as empresas, alterando assim sua maneira de opera no mercado, fazendo com que o administrador adquira ferramentas para a sobrevivência da organização.
Novas leis são criadas e outras vêm sofrendo alterações para que haja uma melhoria no campo empresarial, como é o caso do Código Civil, que traz uma nova definição de empresário e dos que podem ser considerados capazes e incapazes perante a lei.
2 ROTINAS TRABALHISTAS
2.1.1. Os tipos de aviso Prévio
Aviso prévio é a comunicação da rescisão do contrato de trabalho que uma das partes, empregador ou empregado, que decide extingui-lo, deve fazer à outra com antecedência mínima de 30 dias.
Podemos também conceitua-lo, conforme a doutrina, como sendo a denúncia do contrato de trabalho por prazo indeterminado, objetivando fixar a seu termo final.
Ocorrendo a rescisão do contrato de trabalho, sem justa causa, por iniciativa do empregador poderá ele optar pela concessão do aviso prévio trabalhado ou indenizado. O empregado também goza desta mesma prerrogativa.
Aviso prévio Tralhado: Ocorre quando uma das partes comunica à outra da sua decisão de rescindir o contrato de trabalho ao final de determinado período, mas, no transcurso do aviso prévio, continuará exercendo as suas atividades habituais.
Dispensa de Cumprimento do Aviso Prévio Trabalhado: Caso o empregador rescindida o contrato de trabalho, sem justa causa, com aviso prévio trabalhado, e sendo este um direito irrenunciável do empregado, o pedido de dispensa do cumprimento não exime o empregador de efetuar o pagamento do respectivo aviso prévio, salvo se o empregado comprovar que obteve novo emprego, cuja comprovação se faz por meio de uma carta do novo empregador em papel timbrado.
Aviso Prévio Indenizado: Aviso prévio indenizado é em verdade a exceção à regra, tanto que o legislador pune o empregador quando este determina o desligamento imediato do empregado sem conceder o aviso de trinta dias. Por isso que deve indenizar o empregado, efetuando o pagamento da parcela relativa ao período de aviso.
Aviso Prévio Cumprido em Casa ou Domiciliar: Não existe a figura jurídica do aviso prévio cumprido em casa, porém, na prática é largamente utilizado pelas empresas. Ocorre com frequência que o empregador não deseja que o empregado fique trabalhando durante a vigência do aviso, pois acredita que o mesmo não irá produzir com o mesmo empenho, por já estar dispensado então determina que este permaneça durante todo período em casa.
2.1.2. Prazos para pagamento
A duração do aviso prévio é de 30 dias, independente do tempo de serviço do empregado na empresa e da forma de pagamento do salário.
Vale lembrar que o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, constante na Constituição Federal, não foi ainda regulamentado.
2.1.3. Proventos e Descontos
Os Proventos são o que o empregado tem direito a receber, ou são os valores de ganho do funcionário.
Ex.: Salário base ou dias trabalhados, salário família,
...