TEORIA COMPORTAMENTAL DA ORGANIZAÇÃO
Tese: TEORIA COMPORTAMENTAL DA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claufer • 9/6/2014 • Tese • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 835 Visualizações
Aula 7 do PEA - TEORIA COMPORTAMENTAL DA ORGANIZAÇÃO
PLT 19/20
A Teoria Comportamental, ou Teoria Behaviorista da Administração, continua dando ênfase às pessoas, mas passa a se basear em métodos científicos e objetivos para estudar o comportamento organizacional. Ela surge como uma redefinição total de conceitos administrativos ao criticar teorias anteriores, redimensionando abordagens, ampliando seu conteúdo e diversificando sua natureza.
Surgida em 1947, com o livro de Hebert A. Simon, americano 1916 / 2001.
Fatores provocantes
• A Teoria comportamental passou a representar uma nova tentativa de síntese da teoria da organização formal com o enfoque das relações humanas;
• Desdobramento da Teoria das Relações Humanas. Apesar da crítica severa a esta teoria, utiliza-se de seus conceitos fundamentais como ponto de partida ou referência, reformulando-os profundamente, rejeitando suas concepções ingênuas e românticas;
• Crítica à Teoria Clássica. Muitas vezes apresenta uma antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanicista dos autores clássicos;
• No livro O Comportamento Administrativo. Esta obra constitui um ataque aos princípios da Teoria Clássica e aceitação das principais ideias da Teoria das Relações Humanas. O livro também dá origem à chamada Teoria das Decisões.
A partir daí, as empresas são visualizadas como sistemas como sistemas de decisões, nos quais as pessoas percebem, sentem e decidem e agem, definindo seus comportamentos diante de situações. As empresas não podem deixar de lado estes aspectos comportamentais Chiavenato, 2011 p.19.
Objeto de estudo
Segundo Chiavenato, para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, o qual, por sua vez, remete ao estudo da motivação humana. A motivação humana é, portanto, um dos temas fundamentais desta teoria.
A teoria da motivação procura explicar os porquês do comportamento das pessoas, passa-se a estudar a influência da motivação no comportamento das pessoas.
Propostas
Para os behavioristas , o administrador deve utilizar a motivação humana como ferramenta para melhorar o ambiente organizacional e permitir o funcionamento adequado da empresa. Dentre as principais teorias de motivação que surgiram com a Teoria Comportamental podemos destacar:
• Teoria dos Dois Fatores – Herzberg;
• Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow;
• Teoria X e Teoria Y – McGregor;
Características da Escola da Teoria Comportamental da Administração.
• Ênfase no comportamento organizacional, isto é na dinâmica e não na estrutura;
• Foco no processo decisório;
• Ênfase em aspectos comportamentais como motivação, liderança, comunicação, equipes.
• Adoção de técnicas comportamentais.
Conclusões:
A interdependência entre as necessidades do indivíduo e as organizações é imensa
pois a vida e objetivos de ambos estão, inseparavelmente, entrelaçados. Cabe à administração permitir que ambas as partes contribuam mutuamente para o alcance dos seus respectivos objetivos.
Esta reciprocidade entre indivíduos e organizações e suas relações de intercâmbio resulta num dos temas preferidos dos behavioristas.
Críticas
A Teoria Comportamental, apesar de sua inegável contribuição à TGA, dando novos rumos e dimensões e enriquecendo seu conteúdo, a grande crítica à Teoria Comportamental está no fato de ela preocupar-se mais em explicar e descrever características do comportamento do que em construir modelos e princípios de aplicação prática. Nisto reside a relativa dificuldade de aplicação desta teoria.
Questões:
1) Questão reflexiva. Você acredita que é possível rotular pessoas como preguiçosas” e sempre esperar delas certo tipo de comportamento? Você acha que as pessoas já nascem preguiçosas e possuem isso como característica individual ou agem assim de acordo com a situação?
2- O behaviorismo, como teoria administrativa, faz parte do que diversos autores classificam como teoria das relações humanas e põe ênfase:
a) No homem administrativo.
b) No homem organizacional.
c) No homo economicus.
d) No homem social.
e) Nenhuma das alternativas.
3)- Para a Teoria Behaviorista, os indivíduos participantes da organização são instrumentos passivos cuja produtividade varia e pode ser elevada mediante o incentivo econômico (plano de remuneração de acordo com a produção), condições físicas ambientais de trabalho favoráveis e:
a) Motivação psicológica
b) Liderança democrática.
c) Administração participativa ou consultiva.
d) Trabalho em equipe.
e) A afirmação acima esta incorreta.
4)- Na Teoria Comportamental da Administração as empresas são visualizadas como sistemas como sistemas de decisões, nos quais as pessoas percebem, sentem e decidem e agem, definindo seus comportamentos diante de situações, assim podemos dizer que a Teoria Comportamental da Administração tem como
...