TEORIA GERAL ADMINISTRAÇÃO
Artigo: TEORIA GERAL ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: augustofernandes • 9/10/2013 • 808 Palavras (4 Páginas) • 451 Visualizações
INTRODUÇÃO
Será que nos dias atuais ainda faz sentido acreditar na honestidade? Será que vale a pena abrir mão de algumas vantagens que se pode obter através da lei do mais forte apenas para ter a consciência limpa?
Basicamente, as grandes crises econômicas são causadas pela ganância de um grupo minoritário que se encontra no poder. Essas situações inusitadas são, muitas vezes, calculadas em decorrência de manobras políticas voltadas puramente a obtenção de lucros a qualquer custo. Um mercado econômico em crise afeta a moral e corrompe as pessoas que foram afetadas por ela e assim, elas assumem um modo de sobrevivência e abandonam os seus valores morais e éticos em busca da recuperação do que foi perdido. Muitas vezes, esquecemos que a pressão e desafios impostos durante os tempos difíceis, quando superados com tolerância, generosidade e de forma ética, servem para esculpir um caráter que se perpetua. Não podemos ajustar nossos valores éticos com as situações apresentadas, pois o nosso sistema de valores deve ser sempre o mesmo, coerente, seja em nossos lares no trato com nossas famílias, ou em uma mesa de reuniões no ambiente de trabalho.
O livro Os vencedores jogam limpo: os valores morais que aprendemos na infância (será que esquecemos?) de Jon Huntsman, não é apenas uma lição de moral, ele fala sobre como obter resultados positivos nos negócios ou na vida de maneira limpa e transparente. Ele conjectura sobre a lei da ação e reação. Faz-nos perceber que podemos, sim, ser bem sucedidos sem precisar vender a própria alma, e para isso, faz muito bom uso das próprias experiências, como alguém que viveu na prática tudo o que ensina.
1. LIÇÕES DA PRACINHA
Nossa escala de valores é moldada na infância. Esses valores são legítimos e persistem durante toda a jornada de um indíviduo. Mesmo assim, eles parecem não fazer parte de muitos segmentos do mercado de negócios. Podemos observar isso na ganância dos investidores; na manipulação de contratos feita por advogados astutos, procurando “livrar a cara” de clientes inescrupulosos; em executivos que vivem como príncipes, usufruindo de forma inadequada do investimento das pessoas, que muitas vezes, perderam seus empregos, suas pensões e seus benéficos, por acreditarem nas mentiras desses executivos. Mesmo assim, o mercado corporativo indica um certo nível de conforto em relação às manipulações contábeis, desde que sejam mentiras lucrativas e não sejam flagradas. A decadência moral que aflita os americanos pode ser observada em pesquisas de opinião voltada às expectativas dos eleitores americanos em relação aos candidatos da eleição de 2004; que revelou que a maior preocupação entre os eleitores não eram questões como o aborto ou casamento do mesmo sexo, mas sim, a ganância e o materialismo..
A crença de que não se consegue ser competitivo e subir na vida sem enganar ou trapacear, é uma forte tendência. O caminho para a perdição é tentador, escorregadio e sem volta. Por outro lado, aquelas pessoas que conseguem manter-se fiéis a seus princípios firmados na virtude, no trabalho árduo e na dedicação, conseguem atingir o verdadeiro sucesso - tanto na esfera profissional, quanto, e principalmente, na satisfação pessoal.
Vergonhosamente,
...