TEST E TEST BODY
Projeto de pesquisa: TEST E TEST BODY. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElaineCassal • 10/5/2014 • Projeto de pesquisa • 858 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
SLUMP TEST E CORPO DE PROVA
1 – INTRODUÇÃO
A consistência do concreto está relacionada com suas próprias características, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Modificando a proporção de água adicionada ou empregando aditivos, sua plasticidade é alterada, variando a deformação do concreto perante esforços.
A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto, sendo que esta última depende também de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. A trabalhabilidade é uma propriedade do concreto recém-misturado que determinaa facilidade e a homogeneidade com a qual o material pode ser utilizado.
O principal ensaio realizado no concreto fresco é o Slump-Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade da trabalhabilidade.
Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump-Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo.
2 – OBJETIVO
Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone ou Slump Test conforme a ABNT NM 67:1998.
3 – METODOLOGIA
O ensaio foi realizado no Laboratório de Materiais da construção (sala 45) da Faculdade Anhanguera São José dos Campos, no dia 29 de Abril de 2014.
3.1 - MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
3.1.1 - TRAÇO DO CONCRETO POR PESO
Materiaispara Confecção do Concreto:
• Cimento: 7,20 kg;
• Areia: 3,34 kg;
• Brita 0: 6,4 kg;
• Brita 1: 14,12 kg;
• Água: 3,38 l;
• Aditivo 1: 54 ml.
1°)Foi iniciada a pesagem dos materiais de acordo com os valores calculados anteriormente. Foi considerado que a areia fornecida para a realização do ensaio tinha uma umidade de 5%, assim como no exercício em sala , por isso não foi necessário descobrir sua massa úmida.
2°) Depois de pesar todos os materiais, eles foram adicionados a betoneira. O 2° e 3° passo foram realizados em 2 etapas. Primeiro 50% da quantidade de água, a brita, areia e o cimento e depois os outros 50% de água.
3° ) Quando o concreto estava totalmente misturado, ele foi colocado em um recipiente e levado para a sala de laboratório ao lado a que estávamos para que o slump - test fosse realizado.
4°) O Traço foi elaborado de acordo com a solicitação e a necessidade de um cliente da Empresa a qual realizou toda prática acima citada. A fim de diminuir o índice de vazios do concreto desenvolvido, garantindo uma maiorr
Resistência e qualidade.
3.1.2 - DETERMINAÇÃO DA CONSISTÊNCIA PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE - (Slump Test)
01) Forma Tronco Cônica de 125 x 80 x 65 mm;
02) Colher Para Concreto;
03) Haste Socadora de Ø 5/8” x 600 mm;
04) Régua de Aço Bizelada de 30 cm;
05) Escova com Fio de Aço.
3.1.3 - PREPARO DE CORPO DE PROVA PARA ENSAIO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO
01) Forma Cilíndrica de 10 x 20 ou 15 x 30 cm
02) Colher Para Concreto
03) Haste Socadora de Ø 5/8” x 600 mm
04) Régua de Aço Bizelada de 30 cm
05) Escova com Fio de Aço
06)Vibrador de imersão, com agulha de diâmetro entre
...