TEÓRICO-METODOLÓGICA, ÉTICO-POLÍTICA E TÉCNICO-OPERATIVA
Tese: TEÓRICO-METODOLÓGICA, ÉTICO-POLÍTICA E TÉCNICO-OPERATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdeciramoss • 9/9/2013 • Tese • 636 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
UNIRB
FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
FERNANDO MOURA.
AS DIMENSÕES
TEÓRICO-METODOLÓGICA, ÉTICO-POLÍTICA E TÉCNICO-OPERATIVA
DA PRÁTICA PROFISSIONAL
SALVADOR
2013.2
FERNANDO MOURA.
AS DIMENSÕES
TEÓRICO-METODOLÓGICA, ÉTICO-POLÍTICA E TÉCNICO-OPERATIVA
DA PRÁTICA PROFISSIONAL
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina Pratica Social I do curso de Serviço Social da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB). Sob a orientação: Janary dos Santos.
SALVADOR
2013
CITAÇÃO
Lukas (1978, p.8) resume a relação existente entre esses elementos, quando afirma que o trabalho é um ato de pôr consciente e, portanto, pressupõe um conhecimento concreto, ainda que jamais perfeito, de determinadas finalidades e de determinados meios [.....] quanto mais elas [as ciências] crescem, se intensificam etc., tanto maior se torna a influencia dos conhecimentos assim obtidos sobre as finalidades e os meios de efetivação do trabalho.
Na visão de Lukas, a consciência é a palavra chave, pois ele passa que o trabalho necessita do ser ter uma consciência elevada de conhecimento do qual lhe foi proposto, porque ser humano não vai assumir algo que não tem um verdadeiro conhecimento do que vai fazer, ele passa também que a ciência estar avançando cada dia mais e se não tivermos um conhecimento, ou antenado para o desenvolvimento que estar acontecendo todos os dias é claro que aquele ser ficara para trais, eu entendi que ele quis passar que devemos nos enchermos de conhecimento e ter habilidade em nossos propósitos no qual escolhemos, pois a influencia hoje nos estudos é a base d nossa consciência, não podemos nos resumir no mesmíssimo do cotidiano, devemos avançar em conhecimento e determinar as nossas ações futuras, Lukas ele deixa bem claro que se o ser não tiver o conhecimento verdadeiro da sua profissão ele jamais vai ser efetivado em nem trabalho, pois o conhecimento que faz o homem sábio e a ousadia faz com ele se desenvolva e se destaque perante a outros seres que não tem a mesma consciência do dever de avançar mais e mais. (Lukas 1978 p. 57)
Nesse sentido Rios (2001) define competência como “saber fazer bem”. “Saber” e “saber fazer” para ela têm uma dimensão técnica, mas “saber fazer bem”, implica uma dimensão ética, na medida em que o “bem” envolve um valor que vai além do caráter moral, não sendo separado do caráter técnico nem do politico da atuação. Saber fazer bem é a mesma coisa
...