TRABALHO CONTABILIDADE DE CUSTOS
Casos: TRABALHO CONTABILIDADE DE CUSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisbaldoino • 3/12/2014 • 2.772 Palavras (12 Páginas) • 575 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS
Curso de Ciências Contábeis
TRABALHO SOBRE OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO UTILIZADOS NAS EMPRESAS
Belo Horizonte / MG
Junho / 2014
TRABALHO SOBRE OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO UTILIZADOS NAS EMPRESAS
Trabalho apresentado à disciplina Contabilidade de Custos, como exigência do curso de Bacharel em Ciências Contábeis – da Faculdade Pitágoras – Campus: Barreiro em Belo Horizonte / MG, 4º período: noturno.
Professor: Márcio Magno de Abreu
Belo Horizonte / MG
Junho / 2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2.REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................5
2.1. Custeio por Absorção 5
2.1.1.Vantagens do Custeio por Absorção 5
2.1.2. Desvantagens do Custeio por Absorção 6
2.2. Custeio Variável 6
2.2.1. Vantagens do Custeio Variável 7
2.2.2. Desvantagens do Custeio Variável 8
2.3. Custeio Padrão 9
2.3.1. Vantagens do Custeio Padrão 10
2.3.2. Desvantagens do Custeio Padrão 10
2.4. Custeio por Departamentalização 11
2.4.1.As Vantagens do Custeio por Departamentalização de Produtos e Serviços 12
2.4.2.As Desvantagens do Custeio por Departamentalização por Produtos e Serviços: 12
3. CONCLUSÃO 13
4. BIBLIOGRAFIA 14
1. INTRODUÇÃO
A Contabilidade de Custos é um ramo que estuda o custeio de um produto ou serviço e identifica mensura e registra transações econômicas realizadas por uma entidade que identifique diretamente o valor a ser atribuído a um produto ou serviço produzido ou executado pela mesma. Em linhas gerais, seu papel se depara na identificação de todos os seus consumos: materiais, mão-de-obra, equipamentos, serviços, etc., e seus respectivos valores, para que assim, se consiga atribuí-los ao produto ou serviço final.
Os objetivos da Contabilidade de Custos podem ser assim resumidos:
a) Permitir a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal;
b) Apurar o custo dos produtos/serviços vendidos (no caso das empresas comerciais, o custo das mercadorias vendidas);
c) Dar suporte á tomada de decisões gerenciais no tocante a fixação do preço de venda;
d) Atender á necessidade de controles e informações específicas (como para o atendimento à legislação fiscal).
e) Embasar orçamentos e projeções financeiras.
Sob o enfoque da gestão, destaca-se a importância da utilização de um sistema de custos, que associado a outras ferramentas gerenciais, podem ser utilizadas em atividades como a de aprimoramento de processos, avaliação de desempenho, busca da qualidade, aumento da produtividade com redução de custos, entre outros aspectos.
Os Sistemas de Custeio são sistemas de apuramento de custos através da sua imputação a bens e/ou serviços para os quais se pretende determinar um resultado, onde a importância da apuração de custos está ligada tanto a uma percepção gerencial mais responsável por parte dos gestores públicos, quanto pelo lado dos cidadãos, que passariam a conhecer o custo daquilo que recebem do governo como contrapartida provável de sua obrigação tributária. Em sua essência o sistema de custeio é um sistema de informação e de suporte à tomada de decisão. As diversas abordagens, tradicionais e contemporâneas, continuam a levantar algumas questões, nomeadamente quanto à escolha do sistema de custeio a aplicar.
Com a intenção de analisar os métodos de custeios, nossa pesquisa veio trazer uma base para se melhor avaliar os métodos existentes em nossa realidade: Absorção, Variável, Custeio por Departamentalização e Custeio Padrão, bem como auxiliar no encaixe de um de um destes sistemas de custeio nos diversos segmentos empresariais existentes garantindo um melhor desempenho econômico e financeiro, visto que as necessidades empresariais se refletem num mundo globalizado, de forte concorrência e como sendo elementar a redução de custos para consequente maximização do resultado. Nesse sentido, vamos caminhar ao encontro de informações obtidas através de pesquisas bibliográficas e apoio em Internet.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Custeio por Absorção
O sistema de custeio por absorção consiste na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando além dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa.
2.1.1. Vantagens
...