TRABALHO DE BASES FILOSÓFICAS E SOCIÓLOGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
Por: jujugaby06 • 16/4/2017 • Trabalho acadêmico • 939 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
JULIENE APARECIDA SILVA COUTO RA 1111244
TRABALHO DE BASES FILOSÓFICAS E SOCIÓLOGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
TUTOR: ROBINSON LUIZ FRANCO DA ROCHA
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
BELO HORIZONTE
04/2016
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
TRABALHO DE BASES FILOSÓFICAS E SOCIÓLOGICAS DO MOVIMENTO HUMANO
[pic 5]
1) Primeira Fase – das abordagens apresentadas nessa unidade, a respeito do fenômeno do Esporte, selecione aquela que considerou mais interessante e que possui maior aproximação com o olhar a respeito do fenômeno do Esporte, apresentando as justificativas dessa escolha.
Das três teorias abordadas a escolhida foi a terceira que diz o seguinte: (essa se baseia que existem grupos diferentes e, em razão disso, seus anseios e predileções esportivas poderão ser diferentes, levando a que se beneficie um grupo em detrimento de outro.)
Essa escolha foi a que mais aproxima do fenômeno do esporte, tendo como base o pensamento de Coakley. O fenômeno esportivo faz a sociedade se organizar, mantendo um equilíbrio inspira um indivíduo, beneficia a qualidade de vida, como por exemplo, os jovens que praticam esportes saem da delinquência e preenche o tempo livre com algo que lhes trarão saúde e prazer. O fato de praticarem esportes os faz ter um olhar especial para o que é cumprir regras, ter disciplina, aprendem a ser organizados e terem equilíbrio, digamos que, emocional, para agirem com sabedoria mediante uma situação em que possa lhes ser ofertados, por exemplo, algum tipo de entorpecentes.
2) Segunda Fase – realize uma síntese do artigo a seguir: • ALMEIDA, M. A. B.; GUTIERREZ, G. L.; MARQUES, R. F. R. Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea. Revista Movimento, UFRGS/Porto Alegre, RS, v. 13, n. 3, p. 225-242, 2007.
Sob a ótica de ALMEIDA, M.A.B.; GUTIERREZ, G.L.; MARQUES. R.F.R. O esporte é um fenômeno sociocultural cujo objetivo está voltado para as diferentes formas de manifestação dentro de modalidade e prática. Vivenciadas em esporte de alto rendimento (profissional) e em atividade de lazer (amador e heterogêneo). Daí a conclusão de que o esporte é um fenômeno heterogêneo, por ser uma modalidade que impõe regras, nas formas de competições, transmitem valores, adequa o indivíduo ao ambiente inserido, pois o esporte exige e impõe a prática do respeito e bom convívio social. São valores que educam. As manifestações do esporte respeitam as duas categorias que o compõem: o sentido da prática e a modalidade esportiva. O sentido da prática é dado de acordo com as intenções e o contexto em que ela ocorre. O esporte, no entanto, tem o poder de transformação ao definir valores, uma reflexão pautada na prática influenciada por normas do ambiente profissional.
Ao analisar o que é o esporte, é comum ouvir falar sobre o assunto em vários lugares e mídias, por exemplo, em jornais, transmissões de eventos ao vivo, garotos jogando futebol na rua, na escola, etc. o que nos mostra que este fenômeno está presente na cultura e nos costumes da sociedade contemporânea.
O esporte por ser ditador de normas e regras pode ser entendido de diversas maneiras. Essa interpretação interfere na atividade sociocultural. Uma prática transformada e caracterizada de acordo com os sujeitos envolvidos e o ambiente em que ela ocorre “efeito de apropriação” (BOURDIEU, 1990). Deste modo o esporte pode ser caracterizado como um fenômeno heterogêneo em processo de constituição, que apresenta, numa perspectiva histórica, continuidades e transformações que o afirmam como um objeto passível de interpretações à luz de diferentes olhares (MARCHI Jr., 2002).
...