TRABALHO DE BIOSSEGURANÇA PRONTO
Por: yeda1971 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 4.716 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERÊNÇIAS.................................................................................................... 7
- INTRODUÇÃO
A Biossegurança fez-se necessário para a prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde do homem, e ajuda na proteção do meio ambiente contra resíduos e na conscientização do profissional da saúde para a qualidade dos resultados.
Trata-se da relação de contato profissional-cliente os riscos de serem transmitidas doenças que vão desde um simples resfriado, a doenças mais graves, através de contaminações e transmissão.
Varias medidas são colocadas aos profissionais, com o propósito de prevenção, minimização e eliminação assim garantindo a qualidade da saúde dos profissionais e dos clientes de um centro de estética ou mesmo de qualquer outro ambiente.
- DESENVOLVIMENTO
A Biossegurança é o conjunto de medidas preventiva a reduzir o risco de infecção em centro de estética, pois existe grande fluxo de indivíduos . É de estrema importância saber que os agentes infecciosos ou micro-organismos, são transmitidos de indivíduos para indivíduos, através de contato com equipamentos de uso comum. Por isso, a estética busca incorporar novas tecnologia relacionado a produtos, com recursos direcionado a biossegurança.
Os micro-organismos consiste em: bactérias que causa a pneumonia, tuberculose; vírus que causa a Aids, hepatite; fungos que causa micose de pele, frieira. Entre outras doenças que foram surgindo no decorrer dos anos como a Aids, gripe suína, dengue e etc.
Os estabelecimentos que prestam serviços na área de beleza e estética, como serviços de cabeleireiros e Outras Atividades de Tratamento de Beleza fazem parte do cenário atual e contam com um grande número de consumidores. As ocupações profissionais desse segmento compreendem cabeleireiros, manicures, barbeiros, massagistas, esteticistas, pedicuros, calistas, trabalhadores de clínicas de estética, institutos de beleza, tratamento capilar e depilação.
É necessário ressaltar que existem vários casos documentados da transmissão de agentes infecciosos como: HIV , hepatite e entre outras. São infectados por acidentes de trabalho através de agulhas, ou por vias respiratórios, por falta de uso de materiais de segurança os EPI`S (Equipamento de Proteção Individual).
Que são as máscaras que protegem da inalação de aerossóis, óculos, aventais e gorros que protegem de respingos, e as luvas que devem ser sempre usadas em procedimentos que entrem em contato com secreções, devendo ser descartadas após o uso.
É fundamental ser rigoroso com o ambiente de atendimento deve ser: ventilado e iluminado, os pisos e as paredes devem ser revestidos de material resistente e lavável. A limpeza do ambiente: o chão, os móveis e os utensílios devem ser limpos diariamente, com álcool , água sanitária ou água e sabão. A limpeza de materiais: Os utensílios de metal devem ser lavados com detergente químico, secados e esterilizados em estufa ou auto-clave. Os matérias descartáveis não devem ser reutilizados, como lixas, espátulas, cera depilatória e protetores de pés e mãos.
As mãos devem ser lavadas antes a após cada procedimento, com água e sabão líquido neutro, ou anti-séptico, secadas em papel toalha.Uso de EPIS- Equipamentos individuais de proteção: Os profissionais devem utilizar equipamentos de proteção como luvas, toucas, máscaras, óculos, jaleco e calçados fechados. O estabelecimento deve possuir: extintor de incêndio e alvará da Vigilância Sanitária. Deve ter lixeiras de pedal, pra que não se tenha contato co o lixo,mantendo os matérias pérfuro-cortantes como agulha tipo insulina, separados do lixo comum, evitando até mesmo por em risco a saúde daquele que realiza a coleta, além do uso de lençol, espátula e matérias de apoio descartáveis.
...