TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  29/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.575 Palavras (19 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS

Pós – Graduação em Gestão Ambiental

ANTÔNIO AUGUSTO RODRIGUES PASCOAL

GILVAN PINHO ROCHA 

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS PROVOCADOS PELA MINERAÇÃO

INCONFIDENTES-MG

2022


INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS

ANTÔNIO AUGUSTO RODRIGUES PASCOAL

GILVAN PINHO ROCHA

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS PROVOCADOS PELA MINERAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pós – Graduação em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão Ambiental, sob orientação da Prof Mestra Camila Magri Bertolin.

INCONFIDENTES-MG

2022


ANTÔNIO AUGUSTO RODRIGUES PASCOAL

GILVAN PINHO ROCHA

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS PROVOCADOS PELA MINERAÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pós – Graduação em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Sul de Mina Gerais, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão Ambiental.

__________________________________

Prof Mestra Camila Magri Bertolin – Orientadora

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 

__________________________________

3º Membro da banca

__________________________________

4º Membro da banca

Belo Horizonte, 05 de novembro de 2022.

RESUMO

Com o avanço da sociedade, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias, o meio ambiente sofre os impactos severos de um desenvolvimento devastador e de certa forma com pouca fiscalização no que tange aos impactos causados pelas empresas que exploram o meio ambiente, assim colocando em risco a preservação ambiental, não se preocupando com as gerações futuras, tendo em vista que os minerais que são explorados não são fontes renováveis no meio ambiente. Para que ocorra o crescimento social e econômico é necessário ter devidas precauções, uma vez que para o desenvolvimento da sociedade, muitas das vezes é colocado em risco o meio ambiente, porém existem meios menos danosos para chegar a este resultado, meios estes que serão citados neste artigo, expondo algumas consequências e ao mesmo tempo possíveis soluções para o problema através da legislação, conscientização e fiscalização do meio ambiente.


ABSTRACT

With the advancement of society, as well as the development of new technologies, the environment suffers the severe impacts of a devastating development and in a way with little supervision regarding the impacts caused by companies that exploit the environment, thus putting at risk environmental preservation, not worrying about future generations, considering that the minerals that are explored are not renewable sources in the environment. In order for social and economic growth to occur, it is necessary to take due precautions, since for the development of society, the environment is often put at risk, but there are less harmful means to reach this result, means that will be cited. in this article, exposing some consequences and at the same time possible solutions to the problem through legislation, awareness and inspection of the environment.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2 METODOLOGIA        9

3 RESULTADOS        10

3.1 Importância e reflexos socioambientais        12

4 MATERIAL E MÉTODOS        14

5 DOS DANOS CAUSADOS PELA ATIVIDADE DE MINERAÇÃO        15

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

7 BIBLIOGRAFIA        20

1 INTRODUÇÃO

A relação do homem com a natureza é algo que vem sendo questionado na atualidade, porém esta relação não é de hoje, pois o homem sempre dependeu dos recursos naturais para sobreviver, assim se valendo da prática de extrativismo, que esteve sempre presente na vida humana. Porém na época remota, essa técnica era usada de forma a manter apenas a própria subsistência, que consistia na coleta de alimentos, frutos, pescados, a extração de madeiras para confecção de objetos e moradias, e também minérios que eram utilizados na fabricação de armas para a caça e utensílios para o dia-a-dia. Sendo assim o homem sempre dependeu da natureza para sobrevir e se desenvolver. No entanto, com o avanço da tecnologia e o crescimento da sociedade, o que era uma atividade praticada em menor proporção, começou a ser praticada de forma desordenada. Cita-se a descoberta do Brasil, no século XV, na qual despertou as atenções de Portugal, que inicialmente estava interessado em expandir o mercado que abastecia a Europa, com produtos orientais, tais como as especiarias. No início, o Brasil não era visto como um potencial gerador de recursos minerais, uma vez que a cultura local, ainda não enxergava a mineração com olhos econômicos, nem tão pouco detinham tanto conhecimento acerca da exploração e extração mineral.

No Brasil, a exploração de metais preciosos não se iniciou com a descoberta, mas só ocorreu no fim do século XVII, onde foram encontradas as primeiras minas de ouro na região de Minas Gerais, contudo a atividade mineradora começou a crescer de fato, em meados do século XVIII, quando foram descobertas as primeiras minas de diamante. Diante de tal fato, a exploração de ouro no Brasil fez com que milhares de pessoas, se aventurassem em direção à Minas Gerais em busca de metais preciosos, assim na esperança de um enriquecimento rápido. Mas tal invernada não durou muito tempo, e logo veio em declínio, onde as minas começaram a esgotar, resultando em uma grande crise econômica para o país, no século XIX, marcando o fim do ciclo do ouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (271.5 Kb)   docx (145.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com