TRABALHO DE ENSINO NO ESPAÇO EDUCACIONAL
Seminário: TRABALHO DE ENSINO NO ESPAÇO EDUCACIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kattinna • 2/11/2014 • Seminário • 481 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
O TRABALHO DOCENTE NO ESPAÇO EDUCATIVO
O conceito de currículo nos remete para uma idéia de tempo, de percurso, de trajetória, de um contínuo no qual vai se configurando algo, sob total controle humano e que, por isso, pode não ter um fim planejado. Trata-se de um fazer sucessivo, articulado; de uma construção, acima de tudo, coletiva, na medida em que ocorre em e a partir de um contexto social configurado, e integradora, por pressupor a estreita relação entre as partes e o todo.
Assim, o currículo escolar retrata no documento a filosofia, os objetivos e as diretrizes da educação que se quer imprimir em uma determinada localidade e em um determinado tempo histórico. Porém, mais que um documento, que contemple a filosofia, os objetivos e as diretrizes da educação e, em uma dimensão mais específica, objetivos instrucionais, conteúdos programáticos, metodologia e sistema de avaliação; o currículo escolar é vida. O currículo escolar engloba todas as atividades sistematizadas desenvolvidas pela escola, por todos os agentes educativos, voltadas para a formação do cidadão em cumprimento a sua função de transmissora formal do saber produzido e acumulado pela humanidade.
A organização do currículo escolar no Brasil recebeu a influência de teorias que remontam à configuração do modelo original de escola burguesa e que marcam até hoje as concepções e as práticas da e na escola brasileira.
O que acontece na prática é que nem a direção da escola conhece o currículo escolar proposto pelo sistema oficial de ensino do próprio município ou estado, se é que ele existe, e muito menos o professor. O que certamente todos conhecem é a listagem de conteúdos que devem ser ministrados aos alunos. Muitas vezes esses conteúdos são aqueles definidos pelas editoras em seus livros didáticos.
Tem sido a partir das diretrizes muito mais emanadas das editoras do que de qualquer política educacional que os professores estão construindo, em sua sala de aula, o currículo escolar. Atualmente esses documentos, de um modo geral, apresentam uma filosofia progressista da educação, contemplam a preocupação com a formação do cidadão e evidenciam a clareza da dimensão política de que se reveste o ato educativo.
A responsabilidade maior fica, então, com o professor que deverá tornar concretos todos esses ideais, a despeito da série de dificuldades que enfrenta no dia-a dia.
O currículo escolar é um dos fatores de maior influência na qualidade do ensino, pois conceber um currículo exige, substantivamente, conceber o tipo de sociedade que se quer construir e o tipo de cidadão que se quer formar.
Enfim o currículo deve ser alvo de inúmeros estudos pelos profissionais da educação, pois sem uma compreensão nesse sentido, as outras mudanças têm pouco sentido e quase nenhuma razão de ser. O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social, pois tem história e precisa ser estudada e compreendida.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Curso Superior de Pedagogia. Módulo 2. Londrina: UNOPAR, 2006. 124 p.
...