TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ETICA

Artigo: TRABALHO DE ETICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 11

Centro de Educação a distancia – Polo Jardim

Curso de Administração

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Relatório com a apresentação e acompanhamento do projeto.

Professora EAD: Me. Maurício Dias

Tutoral EAD: Marizete C. R. Grubert

Alunas:

Renata Abrão Infran RA: 224841

Fabyany Faria da Silva RA: 197816

Jardim, Junho de 2013.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo esclarecer o que é ética e mostrar a importância dela na administração atual das Empresas e provar que a conscientização à ação traz resultados positivos para a sobrevivência das mesmas e prejuízos ao não cumprimento da delas.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Ética é um grupo de valores morais que orientam a conduta do ser humano no que diz respeito ao que é certo ou errado. Ela é alicerçada nos valores históricos e culturais. A palavra ética vem do grego que significa modo de ser. A ética do ser humano na sociedade é de grande valor já que vivemos hoje em uma real existência de pessoas antiéticas por todo o mundo, como por exemplo, a corrupção dentro da política, as fraudes em concursos públicos as propinas aceitas por policiais para fazerem vista grossa quanto a criminalidade, enfim vemos que é grande a falta de ética por parte desses que deviam ser exemplo por estarem postos a permanência e cumprimento das leis, contudo, existem os íntegros em que se pode confiar; àqueles que não pensam egoisticamente, que se incomodam com o rompimento dos valores éticos e morais da sociedade e ainda não querem ser flagrados em desvios de conduta, transgredindo a posturas esperadas pela coletividade a que está inserido, ou a valores culturais preestabelecidos. É a partir desta moral da integridade que se emoldura o homem virtuoso, honesto, leal, correto nas decisões, amparado por uma postura ética em suas condutas.

ÉTICA PROFISSIONAL

"Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele têm pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter."Adam Smith, filósofo e economista escocês do século XVIII (Baseado no filme Amor sem escalas de Jason Reitmam)

O filme Amor sem Escalas nos mostra George Clooney como Ryan Bingham, um profissional que tem como função demitir pessoas, fazendo isso de maneira que possa amenizar a tristeza dessas pessoas, dialogando com estas e não as tratando como meros subordinados.

Entretanto, esta metodologia utilizada por Ryan Bingham está ameaçada por uma recém-formada Srtª Neth, interpretada por Anna Kendrick, que procura demitir essas pessoas através de videoconferência, de maneira fria, como se os funcionários fossem meras máquinas a serem descartadas.

Para a nossa sociedade capitalista que vê as pessoas como meros instrumentos (peças de um jogo de xadrez) a serem utilizados e jogados fora quando não for mais preciso, a opção criada por essa recém-formada tende a ser a mais aplaudida e adotada por diversas empresas.

Esse filme nos leva a pensar sobre o papel das pessoas na organização, como trata-las e como vê-las. Nos mostra como alguns líderes agem em determinadas situações e como os colaboradores (ou ex: colaboradores) reagem a essas ações.

Neste Filme conseguimos detectar em alguns pontos a falta de ética profissional da empresa em relação a conduta no relacionamento com seus funcionários, a aética nas bases da empresas para processo de crescimento, desenvolvimento, credibilidade e confiabilidade.

Pontos aéticos:

Torna-se aético a empresa que contratou o funcionário, contratar outra empresa para demiti-lo, não tendo está nenhum laço empregatício que os tenha unido antes (É o ponto principal deste filme, na hora de serem demitidos é apresentado uma pessoa, uma empresa, que eles nunca viram ou ouviram falar.)

Torna-se aético a empresa não comunicar ao seu funcionário com antecedência a implantação de um novo sistema operacional em seu setor, que afeta o seu trabalho (acontece quando Ryan Bingham é surpreendido com a notícia que seria aplicada um novo sistema de abordagem para demissão, a videoconferência, para redução de gasto, com viajem, estadias em hotéis etc.).

Torna-se aético, usar a videoconferência, como meio de demissão, isso é muito antiprofissional, cruel, desumano e insensível.

Aético querer que o funcionário acredite que sua demissão se torna necessária, para dar lugar a outro, assim como aconteceu com ele (pois muitos impérios, heróis, grandes nomes da indústria e comercio se fizeram por pessoas que um dia se assentaram a onde ele está sentado agora).

Aético, o profissional demitido, agir agressivamente, quebrando o patrimônio particular, agredindo de forma verbal ou a si mesmo, como o suicídio. Não agindo profissionalmente.

Mas ético, é saber que quando quebramos a conduta ética, temos consequências, prejuízo muitos maiores. E que valores, princípios, caráter moral, se faz necessário para o funcionamento da vida, seja profissional, como pessoal. E que seguir em frente e para frente, parar, é escolher o certo a fazer. (Assim fez Neth, quando viu que não era tão simples demitir pessoas pessoalmente, que ali tinha sentimentos, situações difíceis de serem ignoradas, e consequências, que ela não queria ser responsável e carregar essa culpa pela vida toda. (o suicídio de uma funcionária), também o seu chefe voltou atrás devido a esse mesmo fato, de fazer uso do vídeo conferência.

"Todo indivíduo está continuamente esforçando-se para achar o emprego mais vantajoso para o capital que possa comandar. É sua própria vantagem, de fato, e não a da sociedade, que ele tem em vista. Mas o estudo de sua própria vantagem, naturalmente, ou melhor, necessariamente, leva-o a preferir aquele emprego que é mais vantajoso para a sociedade."

Análise do filme “Amor sem Escalas”

O filme “Amor sem Escalas” nos apresenta uma espécie de agencia que têm profissionais, com a função de destituir de cargos funcionários das empresas contratantes. Fazendo de uma maneira sutil, tratando os mesmos como serem que merecem respeito.

Ryan Bingham (George Clooney) é um dos profissionais dessa agencia que tenta amenizar a dor e o sofrimento de quem está sendo demitido, dizendo o que aparentemente esse funcionário gostaria de ouvir em um momento como esse. Ele gosta tanto do trabalho que faz que até se tornou uma pessoa fria. Mas seu trabalho torna-se ameaçado por Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolve uma nova maneira de realizar as demissões, um sistema de videoconferência, onde eles possam demitir sem se quer sair do escritório, de uma maneira gélida e desumana.

Caso isso venha a ocorrer o emprego de Ryan fica a perigo, e ele decide tentar mudar a maneira de pensar de Anna viajando com ela mostrar como de fato é seu trabalho.

Esse filme nos faz questionar o papel das pessoas nas organizações, como e quem elas são.

É possível encontrar em alguns pontos a ausência de ética profissional, no que se diz respeito à conduta da empresa com seus funcionários.

Torna-se totalmente antiético uma empresa que tendo contratado o funcionário com todas as normas empregatícias, venha contratar outra empresa para que se realize a demissão do mesmo. Encontramos falha ética quando a empresa de Ryan não o comunica com antecedência que haverá mudanças no sistema. Uma empresa que opta por videoconferência para a realização de cortes de funcionários de maneira cruel e maldosa, sem duvidas está fora dos padrões éticos a serem seguidos por uma empresa. Aético tentar convencer o funcionário que sua demissão se faz essencial para a contratação de outro. Em um momento do filme encontramos um funcionário que ao ser demitido torna se agressivo, e tenta de maneira antiética (ética humana todos deveríamos ter) resolver o mal que o fizeram naquele momento.

Uma empresa recorrente deste tipo de serviço se preocupa unicamente, com ela própria, ou seja, com sua imagem, quando um funcionário é demitido com “respeito e dignidade”, com opções de serviços para que se reintegre no mercado de trabalho, ele por sua vez não difamará a empresa, e assim manterá a imagem dela preservada.

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Como já foi citada, a ética estuda o comportamento do ser humano pelo seu valor moral daquilo que é bem e justo, aquele que segue esse modelo é bem visto tanto na sociedade quanto no seu ambiente de trabalho, e por falar em ambiente de trabalho devemos comentar sobre a ética dentro das organizações atuais, que ela é uma questão de sobrevivência para as organizações e é o assunto mais tratado no momento uma vez que vivenciamos os novos métodos de administração. Estudos apontam que uma Empresa que segue a risca a ética percebe que estão tendo retorno positivo uma vez que seus funcionários estão mais engajados no negócio refletindo positivamente o produto final e chamando a atenção de novos consumidores.

Vejamos porque isso ocorre e como deve ser implantado nas Empresas – entendemos que hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis como marca imagem, prestígio e confiabilidade decidem a preferência e garantem a continuidade, por isso é impossível à continuidade de um grupo sem um mínimo de estrutura ética, como é pelas mãos humanas que sobrevivem à organização então tem que ser aplicada a prática da ética na organização, para isso tem que se tomado algumas iniciativas concretas como: tais como:

● Filosofia empresarial – conceituação de missão, princípios e orientações;

●Comitê de ética – criação de grupo para definir diretrizes éticas;

● Credos – divulgação das crenças para funcionários e clientes;

● Diretrizes éticas – conjunto de preceitos sobre comportamentos esperados;

●Ombudsman – pessoas preparadas para ouvir reclamações de clientes;

●Auditorias éticas – monitoramento periódico sobre condutas empresariais;

●Promoções educacionais – aproximar a empresa ao seu público interno e externo;

●Balaço social – divulgação dos investimentos da empresa realizados ao beneficio do público interno e da comunidade.

Aplicando essas iniciativas gera automaticamente o ambiente de trabalho em uma cultura ética na qual se realiza a comunidade vivencial de liderança e aprendizagem em que todos realizam a função de educador, todos ensinam, todos aprendem em um circulo de solidariedade espontânea.

Todo esse processo de conduta de ética fará da empresa um modelo a ser copiado nos dias atuais, tudo porque essa gestão empresarial renovada na conduta vai alavancar positivamente o crescimento e a sobrevivência da organização devida ela estar preocupada com o meio ambiente, o meio social a sustentabilidade, enfim é um grande desafio do dia a dia para garantir seu futuro.

E a empresa ou organização que tem falta de ética? Será que ela sobrevive no mercado para a disputa de clientes, como isso reflete nos dias atuais? Vejamos;

As consequências ao se negligenciar a gestão de valores nas organizações é o prejuízo que pode ser fatal e isso é questão de tempo, quando à falta de ética tudo é permitido, ou seja, não tem valores morais tornando assim o ambiente pobre sem sentido. O lucro passa a ser o objetivo supremo, os concorrentes passam a ser inimigos e devem ser eliminados como presas, ai vem os escândalos financeiros, as fraudes, sonegação de impostos, o lixo é jogado na natureza sem a preocupação com o meio ambiente, chega a um momento que essa empresa perde todo o valor perante a comunidade, seu produto já não é mais consumido, os funcionários que são demitidos tem que entrar na justiça se quiserem resgatar seu direitos devido a sua dedicação ao longo do tempo que ficou na organização, a mídia logo trará para as manchetes a dimensão da corrupção e a má situação fará a empresa sumir do mercado, um exemplo de falência em 2003 é a da multinacional italiana Parmalat com grande operação no Brasil foi revelada em 2003 com a descoberta de um endividamento de 11 bilhões de euros devido a fraudes em desvios contábeis, orçamentos falsos e lucros fictícios, olha o buraco devido à falta de ética. Ética hoje não é um assunto somente a ser tratado em escolas e universidade é uma conduta séria e deve ser implantada em todas as organizações e em nossas vidas particulares também, ela relata o bem e esse bem só gera benefícios a todos os que estão ao nosso redor, o sucesso de uma organização depende mais de filosofia do que tecnologia e marketing.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ética é um grupo de valores morais, que orientam a conduta do ser humano. É alicerçada nos valores históricos e culturais, vem do grego que significa: modo de viver.

A corrupção na política, fraude em concursos públicos, propinas são exemplos de falta de ética. Há também aqueles que procuram viver de acordo com o que é ético, tentando de uma maneira justa e honesta mudar a sociedade.

No ambiente de trabalho a ética é uma questão de sobrevivência para as organizações, uma vez que vivemos novos métodos de administração.

Uma empresa que é ética recebe de suas ações um retorno positivo, com funcionários mais motivados e empenhados, refletindo de forma positiva, os interesses da empresa e assim conquistando um numero de cliente promissor.

A implantação da ética na empresa é feita por meios de analises do cumprimento da lei, definições para que esse seja feito, identificação dos valores éticos, escolha de colaboradores para elaboração de pesquisa como, por exemplo, a identificação de questões éticas na empresa. Definições de valores e motivos que o fizeram chegar até eles. Adaptação da empresa aos regulamentos e padrões de comportamentos esperados. Preparação de pessoas para ouvidoria. Observação dos procedimentos éticos implantados por período. Aproximação da empresa com seu publico interior e exterior, apresentação dos investimentos realizados pela empresa.

A aplicação dessas iniciativas gera uma cultura ética, realizada por uma comunidade que visa sempre o bem maior, onde todos podem opinar e todos são ouvidos, cria um circulo de auxilio voluntário. Isso fará da empresa um modelo a ser seguido, uma gestão de conduta renovadora que impulsiona o crescimento e a sobrevivência organização.

A negligencia dos valores torna-se um dano. Sem os valores éticos o ambiente de trabalho acaba por se tornar um peso a carregar. Os benefícios são os únicos objetivos a serem alcançados, sem que haja preocupação com a maneira que o serão, o importante é lucrar. Tornam se competitivos e de uma maneira desleal. A falta de “honestidade” trás com o tempo perda de valores e dignidade. Com produtos já não mais aceitos, demissões em massas de funcionários e a extinção total da empresa no mercado.

Ética deveria ser aplicada sempre, não só no trabalho como também no âmbito pessoal.

Ao aplicarmos no trabalho melhoramos a produção, a confiança do funcionário. Construímos um ambiente prazeroso de se trabalhar. Educação, cooperação e respeito as normas da empresa, ajudam para um trabalho digno, honesto e harmonioso. Quando usamos de meios éticos dentro de uma empresa atraímos para nós mesmo a benevolência do próximo, ou seja do companheiro de trabalho.

Em relação ao nosso dia a dia, a ética moral e de princípios deve ser aplicada a todo o momento, com familiares, amigos, vizinhos, o entregador de jornal, o açougueiro e etc. Agindo assim encontramos um modo de viver agradável a todos, respeitamos o próximo com suas opiniões, crenças e convicções diferentes da nossa.

Optando por andar no que julgamos coerentes nos princípios éticos, possuímos princípios e valores morais incomum na sociedade. Vivemos de maneira justa e digna, recebendo assim um retorno justo da vida.

Referências Bibliográficas

http://pt.wikiquote.org/wiki/Adam_Smith

Matos, Francisco Gomes de 1993-.

Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação/Francisco Gomes de Matos

Ed. Especial Anhanguera – São Paulo: Saraiva 2010.

.

http://www.eticaempresarial.com.br/imagens_arquivos/artigos/File/Eticaenego

cios/codetica_adm.pdf

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Pietro Nassetti (trad.). Martin Claret, SP, 2007.

JAPIASÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Jorge Zahar, RJ, 1996.

MOREIRA, J. M. A Ética Empresarial no Brasil. Pioneira, SP, 1999.

REZENDE, A. Curso de Filosofia. Jorge Zahar / SEAF, RJ, 1997

SRUOR, R. H. Ética Empresarial: A Gestão da Reputação. Campus / Elsever, SP, 2003

CHIBLI, F. Questões de Ética. Revista Você S/A. nº 110, p. 52-53, SP, 2007.

*Márcia Cristina Gonçalves de Souza é jornalista, consultora empresarial e palestrante. Autora do livro “Ética no Ambiente de Trabalho – uma abordagem franca sobre a conduta ética dos colaboradores” – Editora Elsevier/Campus – 2009

NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999

NOGUEIRA, Olacyr - Pesquisa social - introdução às suas técnicas. São Paulo: 1977

PFEFFER, J. Power in organizations. New York : Harper Business, 1981

RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos e LEDA, Denise Bessa. O significado do trabalho em tempos de reestruturação produtiva. Estudo e pesquisa psicologia, dez. 2004, vol.4 1997:35.

...

Baixar como  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »