TRABALHO FINAL DO PLI
Trabalho Escolar: TRABALHO FINAL DO PLI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/12/2014 • 647 Palavras (3 Páginas) • 2.242 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
ELISÂNGELA DA SILVA ANDRADE
PDDE TRANSPARENTE: COMO VENCER AS IRREGULARIDADES DO PDDE.
TUTORA: PAULA REGINA CARVALHO ANDRETTI
CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ
2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
ELISÂNGELA DA SILVA ANDRADE
PDDE TRANSPARENTE: COMO VENCER AS IRREGULARIDADES DO PDDE.
Trabalho final de conclusão do Curso Programa Dinheiro Direto na Escola no âmbito do Programa Formação Pela Escola.
TUTORA: PAULA REGINA CARVALHO ANDRETTI
CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
2. SUJEITOS................................................................................................................04
3. PROBLEMAS..........................................................................................04
4. OBJETIVOS GERAL...................................................................................04 / 05
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ...............................................…….........................05
6. CONCLUSÃO............................................................................................05
INTRODUÇÃO:
O Programa Dinheiro Direto na Escola foi criado primeiramente com o nome de Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, o qual era utilizado apenas no Ensino Fundamental.
Mais tarde, passou a se chamar PDDE. Seu objetivo é de prestar assistência financeira em caráter suplementar, às escolas públicas do ensino fundamental das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades, sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
O objetivo da assistência financeira é a melhora da infra-estrutura, o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.
Como vimos neste curso o PDDE é uma verba do governo a qual as escolas tem direito de receberem, e esse dinheiro vem para a escola como uma ajuda já que não se trata de valores tão altos, mas se forem bem empregados podem contribuir muito para que a escola faça algumas melhorias que esteja precisando.
SUJEITOS:
Escolas, professores, diretores, pais, alunos, comunidade em geral devem procurar estarem sempre envolvidos com este trabalho e ajudando no que for possível na fiscalização destes recursos.
PROBLEMA:
Podemos perceber que poucos integrantes da comunidade como um todo no município de Campos dos Goytacazes tem informações dos recursos que o estado e município possuem para serem investidos em educação, saúde e segurança. Falta a disseminação da cultura do conhecimento e interesse pela gestão ou fiscalização mais eficaz para esses recursos como PDDE ou até mesmo outros fundos. Ainda existem muitas fraudes que podem ser evitadas. Como também a corrupção e a execução de serviços com qualidade e responsabilidade fiscal, porque muitas vezes esses recursos não são aplicados corretamente para seus devidos fins. Espera-se que os envolvidos na comunidade escolar reflitam sobre os objetivos do programa de curso e participe do projeto, aplicando uma nova cultura do conhecimento sobre políticas públicas como o PDDE dentro das salas de aula.
OBJETIVO GERAL:
• Desempenhar um bom trabalho, para que a escola possa a cada ano ser contemplada com esta verba.
• A fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos, ou sobre produtos, entre outros, para que tais atividades, ou produtos, não se desviem das normas preestabelecidas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desempenhar sempre um trabalho transparente, apresentando sempre relatórios, os produtos para a escola juntamente com as notas fiscais, procurar estar fazendo reuniões com a comunidade sempre que um produto for adquirido, fazer informativos que sejam fixados comprados nos murais da escola para que todos possam saber onde e como o dinheiro esta sendo empregado.
Conclusão:
A constituição do PDDE por meio da instituição obrigatória da UEx pode ser considerada uma estratégia de descentralização das ações do Governo Federal aos municípios e estados e, consequentemente, para a sociedade repassando para esta, a responsabilidade de aplicação, prestação de contas dos recursos financeiros e manutenção física das escolas, sendo esta uma característica da redefinição do papel do Estado, contemplado no Plano Diretor da Reforma e Administração do Estado (1995). Neste sentido, cabe ao Estado apenas o controle e a regulamentação das ações que serão desenvolvidas e à escola além das obrigações pedagógicas, administrativas e outras, a captação de recursos para o desenvolvimento de suas atividades.
Se todos fizerem a sua parte podemos construir um Brasil melhor e isso começa na escola a base de tudo. Com um trabalho sério e transparente.
...