TRABALHO PPCP VINHO
Por: eliasjonsonn • 8/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.338 Palavras (6 Páginas) • 362 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
RELATÓRIO DE PPCP - FLUXO DE PRODUÇÃO EMPURRADA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
(Panejamento e controle da produção)
VINHO BORBOUN GOURMET
Logística 3° AN
Brenda Ribeiro – RA: 8486198340
Elias José Silva – RA: 8410141420
Gabriel Estraioto – RA: 8484172218
Mariana Marques – RA: 8448118555
Professor Especialista: Evandro Martinelli
São Bernardo do Campo - 2015
SUMÁRIO
1. Introdução………..…………………………………………………………………..........3
2. Produto………………………………………………...……..........................................4
3. Previsão de demanda……………………………………..………………….............…5
4. Capacidade de produção…………………………………...…………............….....….6
5.1 Estrutura do processo decisório………………………...…………………………..…7
6. Previsão de demanda a Curto prazo……………………………………………………8
6.1. Previsão de demanda a médio prazo………………….……………………………..9
6.2 .Previsão de demanda a longo prazo………………………………………….…….10
7. Conclusão……………………………………………………………………………...…11
8. Referencial Teórico……………………………………………………………...………12
- INTRODUÇÃO
O relatório aborda a explicação do fluxo de PPCP em um processo de produção empurrada.
O produto é do segmento linha premium, o qual escolhemos e desenvolvemos o Vinho Bourbon Gourmet, que busca atender um público diferenciado.
Analisando e explicando todo fluxo do processe de planejamento e controle de produção e distribuição, definindo a sua viabilidade a curto, médio ou longo prazo.
- PRODUTO
O produto desenvolvido é o Vinho Bourbon Gourmet, produzido por uma mescla de cortes da mesma uva cabernet sauvignon, gerado em diferentes parcelas de um mesmo vinhedo de Puente Alto, no Vale do Maipo, ao sul da capital Santiago, aos pés da Cordilheira dos Andes.
Produzidos da melhor safra com rolha especial de cortiça, o que é uma tendencia no mercado, seu custo é de R$ 700,00 a garrafa.
Uma pesquisa recente, que analisou os hábitos de consumidores de vinho em São Paulo, indicou a importância do vedante como proporcional à qualidade do vinho.
Um dos dados mais interessantes deste estudo refere-se à rolha de cortiça como elemento agregador de valor ao produto. Se um vinho é selado com rolhas de cortiça, o consumidor tende a percebê-lo como de maior qualidade, em comparação com vinhos que usam outros tipos de selantes.
Sustentabilidade é uma outra questão importante para 50% dos pesquisados, dado que a cortiça é um recurso natural, não poluente e renovável.
[pic 1]
- PREVISÃO DE DEMANDA
Analisando o cenário atual e de produtos da mesma linha, vimos a necessidade de fabricação inicial de 1200 garrafas de vinho por ano de 750 ml, o qual segue um rigoroso sistema de programação da produção para o envelhecimento necessário até o produto chegar no consumidor final.
Buscamos atender uma pequena parcela diferenciada de consumidor, desta forma a produção será empurrada mais em quantidade pré selecionada, trabalhando com 6 meses de antecipação de mercado diminuindo o risco de percas com produtos parados em estoque, ditando e fabricando o estoque posterior com 6 meses de antecedência valorizando o produto, verificando os fatores internos e externos do sistema, e os respectivos pontos fortes e os fracos.
A previsão da demanda é a base para o desenvolvimento eficiente de uma cadeia de abastecimento e distribuição do produto. Uma boa previsão permite a organização planejar e integrar os processos de produção, distribuição e gestão de estoques de forma a responder rapidamente às mudanças na demanda do mercado.
Quando falamos de previsão, existem mercados diferentes que têm necessidades diferentes. Assim, há mercados onde são as ações da área de marketing que direcionam a previsão de demanda.
- CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
A capacidade produtiva mensal é de 150 garrafas de vinho Bournon Gourmet, gerando um montante anual de 1.800 unidades e 1.350 litros de vinho.
Todo planejamento de capacidade e necessidade da produção é baseada em uma tabela de programação indicando a quantidade de itens necessários para se produzir sem desperdícios, utilizando o modelo de produção padronizada, que gera um processo mais enxuto, um estoque de maior giro sem focar na demanda, mais sim com foco na qualidade e diferencição de um produto com alto valor e de produção altamente limitada, o que gera uma maior valorização do vinho, que tende a valorizar com o passar dos anos, buscando o equilíbro entre demanda e capacidade de produção.
O desequilíbrio entre a capacidade e a demanda pode ter consequências econômicas desastrosas para a organização. O ideal é harmonizar, em todos os níveis, o grau de capacidade produtiva com o nível de demanda a ser atendida buscando o menor custo possível. Para isso é fundamental o planejamento e controle da capacidade produtiva.
- ESTRUTURA DO PROCESSO DECISÓRIO
[pic 2]
- PREVISÃO DE DEMANDA A CURTO PRAZO
A curto prazo se faz necessário um sistema acelerado de produção e distribuição do produto, e recursos que requeiram prazos de algumas poucas semanas para sua obtenção, buscando fazer um alto giro de estoque focando altamente na rápida distribuição do mesmo para seus pontos de venda e consumidor final, objetivando vender de 140 á 150 peças nos 6 primeiros meses de produção, ou seja vendendo mensalmente tudo o que se é fabricado mês buscando gerar um baixissimo estoque.
Porém por se tratar de um produto que necessita ser armazenado para ganhar qualidade de no mínimo 6 meses de envelhecimento a procura poderia diminuir o que ocasionaria um estoque fora do planejado e desinteresse do cliente que busca um produto de qualidade e diferenciado, além disso a quantidade produzida no esquema é além da demanda que é de 1200 unidades, o que gera um risco sair do planejamento avistado na previsão, podendo não vender o produzido gerando tempo ocioso no sistema de produção.
...