TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES NA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A
Por: Jonatas Couto • 18/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.627 Palavras (7 Páginas) • 808 Visualizações
TRATAMENTO DOS RESIDUOS SOLIDOS E EFLUENTES NA
EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A
A Natura e uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes,oleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteçao solar e infantil.
Foi fundada por Antonio Luiz Seabra em agosto de 1969 em Cajamar, estado de Sao Paulo, aonde tem a sua sede.
Alem do Brasil, atua tambem na Argentina, Chile, Mexico, Peru, Venezuela, Colombia e França.
A Natura e uma das marcas nacionais que possuem uma forte vertente em sustentabilidade e esta caracteristica nao foi adotada recentemente. A Natura nasceu com este vies e o sustenta ate hoje, mas nao como um diferencial competitivo, mas como uma filosofia de trabalho.
A Natura é movida pela paixao do produto cosmetico como importante veiculo de auto-conhecimento e percepçao e seu poder de transformaçao na vida das pessoas.
Tem um relacionamento com cerca de duas mil familias da regiao amazonica para obtençao de ativos da biodiversidade brasileira, incentivando tecnicas produtivas que contribuem para a conservaçao de 256 mil hectares de florestas em pe.
Uma calculadora de impacto ambiental é uma das aliadas da equipe de inovaçao da Natura, durante o processo de desenvolvimento de um novo produto. Utilizada desde 2010 para mensurar as emissoes de gases do efeito estufa, a ferrementa evoluiu para fornecer informaçoes importantes tambem da geraçao de residuos.
'' A Gestao de residuos solidos é um tema complexo para todas as industrias, o nosso desafio futuro é literalmente, fechar o ciclo de vida de nossos produtos, garantindo que os residuos retornem a nossa cadeia ou outra de igual ou maior valor agregado'', explica Gabriela Fleury, gerente de sustentabilidade da Natura.
A base para a construçao da estrategia foi a metodologia de inventario de geraçao de residuos desenvolvida pela Natura para quantificar o volume de residuos gerados em tres das principais fase da sua cadeia sao eles:
processos fabris (interno e terceiros), sao distribuiçao dos produtos e o uso e descarte dos produtos pelos consumidores.
cerca de 93% dos residuos gerados pela Natura é reciclado e reinserido no ciclo produtivo da Natura.
os residuos sao gerados principalmente pelas caixa que acomdam os pedidos e pelas revista da Natura.
Eccoefetividade considera nao so a minimizaçao do impacto ambiental como tambem a reutilizaçao de todos os tipos de materiais consumidos na fabricaçao de um produto sem seu proprio processo produtivo.
Considera os impactos ambientais, os sociais e os economicos atrelados a cadeia de valor o conceito TRIPLE BOTTON LINE (TBL), foi criado por John Elkington, em 1994, representa a expansao do modelo de negocios tradicional para um novo modelo que passa a considerar a performance ambiental e social da companhia, alem da financeira.
RESIDUO SOLIDOS.
Porque devemos nos preocupar com a produçao dos residuos?
E o fato de a maioria representar um desperdicio dos recursos naturais.
diz respeito a produçao dos produtos que geram os residuos, pois geralmente poluem o ar, o solo e a agua, alem de degradar o planeta.
A cultura do tratamento de esgotos, residuos industriais, coleta de lixo e reciclagem veio muito depois na historia da humanidade, pois todas as açoes do homem eram despejadas nos leitos dos rios ou no solo. Como a populaçao foi crescendo, essas açoes geraram conseguencias pouco ecologicas, as quais interferiram diretamente no meio ambiente e na saude do homem.
Considerando a importancia de qualificar os problemas associados aos residuos solidos com a saude da populaçao, a primeira etapa foi determinar o signifacado de lixo e residuo, a principal diferença entre eles e o fato de que o lixo nao possui valor, pois dever ser somente descartado, ao passo que residuo solido possui valor economico pois pode ser reaproveitado, mesmo que durante o processo produtivo.
No Brasil, a resoluçao de diversos problemas associados aos residuos solidos foi iniciada com o surgimento da lei da politica nacional de residuos solidos (PNRS). Em 02/08/2010, que definiu solidas bases para uma gestao adequada dos residuos por meio da lei nº 12.305/2010. Essa lei teve o intuito de gerenciar e administrar de forma adequada os residuos solidos, nao incluindo os rejeitos radiotivos.
A PNRS, estabelece diretrizes para a gestao dos residuos solidos, incluindo: nao geraçao de residuos; reduçao de residuos gerados; melhor utilizaçao dos produtos; separaçao das fraçoes e processamento dos residuos em usinas de reciclagem; açoes para recuperar a energia contida nos residuos quando eles nao puderem ser recicladas; tratamento e disposiçao de residuos com tecnologia e com custo acessivel a populaçao.
Todo material, substancia, obejto ou bem descartado resultante de atividade humanas em sociedade, a cuja destinaçao final se propoe proceder ou se esta obrigado a proceder nos estados solidos ou semissolidos
Residuos pode ser considerado qualquer material que sobra apos uma açao ou processo produtivo, somente quando esgotamos todas as possibilidades com o residuo é que podemos defini-lo como lixo.
Os residuos solidos podem ser classificados segundo a sua origem periculosidade sendo divididos em perigosos e nao perigosos, sendo este ultimo em enertes e nao enertes.
A falta de coleta e a disposiçao inadequada dos residuos e do lixo sao fontes de alimentos.abrigos e proliferaçao de macrovetores de doenças, ratos, baratas, suinos e aves sao considerados os macrovetores mais comuns em ambientes urbanos com pouca estrutura de saneamento basico e contribuem para a propagaçao de diferentes doenças.
Doenças como leptospirose, tifo murinho, febre tifoide, colera, amebiase, malaria, febre amarela, etc.
A destinaçao final dos residuos solidos sao: ATERRO CONTROLADO, que sao os lixos de limpeza urbana, que sao cobertos com camadas de terra, evitando danos ao meio ambiente, a saude publica e a segurança das pessoas.
ATERRO DE RESIDUOS DE CONSTRUÇOES CIVIS, INERTES.
todos os residuoss sao confinados e reduzidos ao menor volume possivel.
ATERRA SANITARIO; Residuos solidos urbanos de depositados no solo, sob controle tecnico e operacional permanentes.
...