Taipa De mão
Trabalho Universitário: Taipa De mão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fefivini • 19/4/2014 • 295 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
INTRODUÇÃO
A taipa de mão, também conhecida como pau a pique, taipa de sopapo ou taipa de sebe, é uma técnica construtiva muito antiga e barata, sendo utilizada geralmente em regiões muito quentes e secas devido aos materiais utilizados. Esse método construtivo consiste basicamente em uma trama de madeira ou bambu, entrelaçada e amarrada entre si com cipós, preenchidas então com barro de solo local e fibra, formando uma parede estrutural. Pode-se fazer um acabamento liso ou não. Tradicionalmente é isolada com cal podendo também receber um revestimento de pedras.
Cientistas indicam que a técnica da taipa já vem sido utilizada há centenas de anos por diversos povos da Idade Antiga, destacando-se na China, que utilizou dessa técnica em grandes trechos na Muralha da China.
No Brasil, a taipa de mão foi trazida pelos portugueses e foi muito utilizada principalmente no período colonial para as construções em zonas rurais. Na maioria das vezes nas paredes internas das construções.
No início do século XX, Carlos Chagas alertou sobre o risco do barbeiro nessas construções e na década de 60 começou-se a considerar esse fator nas construções, pois se tornou um problema de saúde pública e então a prevenção nas construções passou a ser considerada.
Atualmente com o aprimoramento dessa técnica, é possível executar construções modernas em taipa.
Essa é a técnica mais utilizada em “arquitetura de terra”, pois dispensa materiais importados, e que geralmente são extraídos diretamente da natureza, não precisando ter o gasto com materiais.
Mesmo com o preconceito e associação deste tipo de construção a condições precárias, no século XXI essa técnica passou novamente a ser bem vista, pois se tornou uma opção ecológica, considerada como “arquitetura verde”, uma opção sustentável na construção civil.
Países como EUA, Alemanha, Austrália, entre outros, já vêm construindo dessa maneira.
...