ENGENHARIA QUE LUGAR DEU ORIGEM AO MÉTODO DO TAIPA DE PILÃO?
Por: IMBELINOS SOCIETY • 10/9/2021 • Artigo • 1.981 Palavras (8 Páginas) • 166 Visualizações
TAIPA
1 - QUE LUGAR DEU ORIGEM AO MÉTODO DO TAIPA DE PILÃO?
Taipa de pilão tem origem na China. As primeiras obras com esse método foram construídas pelo povo Longshan entre 2.600 e 1.900 a.C. A taipa de pilão foi muito utilizada em monastérios budistas tradicionais localizados no Himalaia e em áreas do norte da Índia.
- ESSE MÉTODO É USADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ATUALMENTE ?
Rústica, simples e milenar, a técnica tem sido empregada há anos em diversos países, como EUA e Austrália, e muito bem recebida quando o assunto é usar de sustentabilidade na construção civil e criar construções energeticamente apropriadas.
- QUAIS OS BENEFICIO DESSE MÉTODO ?
A considerável redução de custos.
O uso de até 90% de materiais provenientes da própria construção.
A capacidade da taipa de pilão de produzir paredes tão duráveis quanto às de concreto.
A beleza e personalidade que a técnica proporciona à obra, desde que bem aplicada.
O excelente desempenho.
- CUSTO BENEFICIO É VANTAJOSO NOS DIAS ATUAIS ?
Hoje em dia, muito se fala sobre recursos de construção alternativos e projetos de habitação mais sustentáveis, porém, nem sempre os vemos na prática. A chamada taipa de pilão surge como uma das exceções, já que seu poder construtivo e ecológico prova que é possível sim exercer a construção sustentável por meio de processos que preservem o meio ambiente.
Então sim sempre será vantajoso devido a proteção do meio ambiente.
- VOCÊ CONSTRUIRIA COM O MÉTODO TAIPA DE PILÃO ? PORQUE ?
Não. Devido a fragilidade à umidade; limitação vertical; contração do barro ao secar pode originar fissuras.
CONCRETO
- Quais foram os primeiros vestígios de aditivos utilizados nas construções romanas?
Evidências históricas também apontam que Romanos usavam pozolana, gordura animal, leite e sangue como aditivos em construções de concreto.
- Qual principal importância do Concreto na Construção civil ?
Aumenta a durabilidade e a resistência da construção. Além de ser um material durável, o concreto armado é impermeável e possui alta resistência a influências atmosféricas e desgastes mecânicos, como choques e vibrações. Também é resistente à corrosão.
- Qual a definição de concreto armado?
Concreto Armado é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem submetidos.
- Qual a definição de concreto translucido?
O concreto translúcido permite a passagem de luz, a ponto de deixar à mostra a silhueta de uma pessoa ou de um objeto. ... Como você verá a seguir, esse tipo de material também é chamado de concreto transparente, pois, na concepção da palavra, é realmente possível ver o que acontece do outro lado de uma parede.
Questões ensaios
1)Com base no projeto, quais são os principais ensaios não destrutivos na construção civil? Descreva-os.
Há uma série de ensaios não destrutivos para concreto: detecção magnética de armadura, inspeção visual, resistividade elétrica, potencial de corrosão, tomografia, ground penetrating radar (GPR), profundidade de carbonatação, esclerômetro, determinação de teor de sulfato e de cloreto e assim por diante.
2)Com base no projeto, quais são os principais ensaios destrutivos na construção civil? Descreva-os.
Metodologias envolvem medição de resistência à compressão e também resistência à tração. Os ensaios destrutivos para concreto são aqueles nos quais são feitas extração de testemunhos/amostras do concreto de certos elementos da estrutura para avaliação laboratorial.
3)Como os ensaios beneficiam a construção civil?
Propriedade do concreto diretamente ligada à segurança e à estabilidade estrutural, ensaios de resistência à compressão é capaz de indicar eventuais variações da qualidade de um concreto, seja com relação à dosagem, seja quanto a seus insumos.
Desde o momento em que o concreto é preparado na concreteira até a aplicação na obra, há uma série de fatores que podem colocar em risco sua resistência e desempenho. Entre eles, é possível destacar o atraso no caminhão-betoneira que ultrapassa os limites previstos em norma, as mudanças climáticas ou mesmo a adição excessiva de água na mistura em uma tentativa de assegurar maior trabalhabilidade.
Daí a importância da realização de testes laboratoriais para confirmar se a resistência do concreto fornecido é a mesma prevista em projeto. Tal controle de qualidade é fundamental para garantir a vida-útil da estrutura, bem como a segurança dos funcionários da obra e de todas as outras pessoas, proprietárias ou não, que irão usufruir do empreendimento no futuro.
4)De acordo com a NBR 5738, quantos golpes devem ser dados para assentamento de um corpo de prova de concreto com as dimensões 150 mm x 300 mm?
São aplicados 25 golpes em cada uma de suas três camadas de preenchimento.
5)Descreva todas as etapas do ensaio de granulometria de areia.
A. Seleciona-se uma quantidade representativa P1 de material seco ao ar ou úmido; determina-se sua umidade: - 10,0 kg para material com pedregulho grosso; - 2,0 kg para material com pedregulho fino; 1,0 kg para material arenoso; - 0,5 kg para material siltoso/argiloso. B. Passa-se a massa P1 na peneira #10 (2,0mm); C. Do material que passar, separam-se 03 quantidades: P2 = 20 g para a determinação do peso específico real das partículas; P3 = 50 a 100 g para a sedimentação; P4 = 200 a 600 g para o peneiramento fino.
...