Taoísmo (Yin/Yang) E Os Cinco Elementos
Artigos Científicos: Taoísmo (Yin/Yang) E Os Cinco Elementos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Almir • 14/4/2014 • 9.579 Palavras (39 Páginas) • 525 Visualizações
Taoísmo (Yin/Yang) e os Cinco elementos
ÍNDICE
Capa – 1
Índice - 2
Introdução – 3
Teoria do Yin Yang - 4
Os Cinco Elementos – 7
Os Meridianos - 13
Meridiano do Pulmão – 22
Meridiano do Intestino Grosso – 24
Meridiano do Estômago – 26
Meridiano do Baço/Pâncreas – 28
Meridiano do Coração – 30
Meridiano do Intestino Delgado – 32
Meridiano da Bexiga – 34
Meridiano do Rim– 36
Meridiano da Circulação e Sexo – 38
Meridiano do Triplo Aquecedor – 40
Meridiano da Vesícula Biliar – 42
Meridiano do Fígado – 44
Meridiano do Vaso Governador – 47
Meridiano do Vaso Concepção – 49
Diagnóstico do pulso – 51
Conclusão - 54
Bibliografia - 55
INTRODUÇÃO
A medicina Tradicional Chinesa, é um sistema completo baseado no conhecimento de nossa mente, espírito e corpo. Ela adota princípios do Taoísmo, sistema filosófico chinês, baseado na interação entre o homem e o meio ambiente. Na Medicina Tradicional Chinesa, nenhuma doença pode ser compreendida se não for em relação ao conjunto, e se baseia na filosofia do Yin- Yang, duas forças do universo que estão sempre em mutação, e os cinco elementos, água, fogo, metal, madeira e terra. Quando Yin- Yang estão em desequilíbrio e os cinco elementos em desarmonia, as doenças aparecem. Algumas causas das doenças são classificadas em Vento, Frio, Umidade, Calor/Fogo. Embora a Medicina Tradicional Chinesa se preocupe também com as causas das doenças, a reação psicológica e fisiológica da pessoa em tratamento em relação à doença é muito mais importante.
Qualquer desequilíbrio pode ser restabelecido com o uso de diversas terapias como: Moxabustão, Acupuntura, massagem, fitoterapia, dieta, meditação, e exercícios.
Teoria do Yin Yang
A Teoria do Yin Yang sempre esteve presente no pensamento chinês. Sua união com a teoria dos cinco elementos é utilizada no campo da medicina Tradicional Chinesa para o diagnóstico e no controle das patologias. Estas teorias surgiram da observação e análise do mundo material. Achados arqueológicos da última dinastia Shang (1.000 a.C.) contribuíram para os futuros estudos da Medicina Tradicional Chinesa.
O Yin Yang surgiu a partir da compreensão dos sábios chineses do movimento do Tao, que em resumo é o "todo em tudo" e indivisível, pois o seu movimento é que nos ilude de que existem objetos separados e distintos uns aos outros.
A teoria do Yin Yang nasceu e refletiu-se em toda uma cultura a partir da Dinastia Zhou (1000-770 a.C.), aparecendo pela primeira vez no The Book of Changes (O Livro das Mutações - I Ching). Sua representação gráfica, como é conhecida mundialmente, tem a forma circular e no seu interior aparecem duas formas geométricas iguais e em curvas (denotando um movimento circular para a direita), uma na cor preta e outra na cor branca. Sua parte de cor preta contém um pequeno círculo branco e a parte de cor branca um pequeno círculo preto.
Suas cores, branco e preto, e seus conteúdos (os dois pequenos círculos), são uma forma representativa dos movimentos do universo e tudo que ele contêm dentro dele, representando a cor preta o lado Yin e a cor branca o lado Yang. Contudo, o pequeno círculo branco dentro da cor preta, significa o Yang dentro do Yin e o pequeno círculo preto dentro da cor branca significa o Yin dentro do Yang. A representação figurativa denota que - tudo que existe contém uma parcela do seu oposto.
Para o povo chinês, cujos antepassados observaram os fenômenos da natureza, esta teoria foi e ainda é baseada nas propriedades da água e do fogo, classificando tudo no meio natural, sendo o princípio para explicar a fisiologia e patologia do corpo humano, orientar o diagnóstico clínico e o tratamento.
Essa classificação se estende ainda mais, porém, permanece a sua estrutura inicial dos opostos. Dado o exemplo de água e fogo, os chineses observaram as seguintes divisões: claro e escuro, frio e quente, direita e esquerda, função e substância, inércia e movimento, descendência e ascendência e etc. No aspecto Yin: escuro, frio, direita, função, descendência e a inércia; no aspecto Yang: claro, quente, esquerda, substância, ascendência e o movimento.
Para que um objeto seja enquadrado na classificação de Yin ou Yang deve ser sempre comparado com um outro, pois como diz a teoria, tudo tem a sua parcela de Yin e Yang. Pode-se dizer que tal objeto tem a "tendência" de ser mais Yang, por exemplo: poderíamos dizer que o fogo é Yang, mas em uma comparação entre um fósforo aceso com uma fornalha, teremos um fósforo Yin e uma fornalha Yang.
Ressaltando o capítulo cinco do livro Plain Questions: "Yin e Yang são as leis do céu e da terra, o grande esqueleto de todas as coisas, os pais das mudanças, a raiz e começo da vida e da morte..."
Os conceitos do Yin Yang, juntamente com o seu símbolo, são encontrados em diversas escolas de artes marciais, medicina chinesa, astrologia, geomancia e na filosofia taoísta.
Tabela do Yin Yang Símbolo Yin Yang
Yang Yin
...