Taxa SELIC
Tese: Taxa SELIC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gislainelais • 16/4/2014 • Tese • 795 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com a realização deste trabalho teremos conhecimento dos tipos de investimentos, a possibilidade de escolher um negócio de interesse do grupo para ser trabalhado, definir o tipo de produto a ser comercializado, o custo, e a partir daí elaborar o fluxo de caixa relevante.
Aprenderemos como usar as três principais técnicas de análise de investimentos que são: período de retorno (payback), Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), e com essas informações avaliar a viabilidade do projeto.
Também estudaremos o efeito da Inflação na Análise de Investimentos, Imposto de Renda, e a Depreciação, e assim teremos condições de avaliar quais são os seus efeitos. E por fim, será feita a análise de risco do projeto, por meio da Análise de Sensibilidade, sendo permitido avaliar quanto de variação na TMA (Taxa Mínima de Atratividade) mantém o projeto viável.
Esse estudo nos permitirá analisar a viabilidade do projeto de estudo e concluir se fizemos um bom investimento, também teremos a capacidade de conhecer um pouco mais sobre investimentos e utilizar as ferramentas necessárias para a tomada de decisão.
PASSO 01
Taxa SELIC
A Taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira, basicamente utilizada como referência para o cálculo das demais taxas de juros cobradas pelo mercado e para definição da política monetária praticada pelo Governo Federal do Brasil.
O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), criado em 1979, se trata de um sistema informatizado destinado ao registro, custódia e liquidação de títulos públicos federais.
Somente as instituições credenciadas no mercado financeiro possuem acesso ao SELIC. Sistema operado basicamente com títulos emitidos pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional, tais como: Letra do Tesouro Nacional e Nota do Tesouro Nacional.
PASSO 02
Dentre as diversas técnicas de análise de investimentos existentes, destacam-se três, que são consideradas principais por serem as mais utilizadas e disseminadas, são elas:
Período de Retorno (Payback);
Valor Presente Líquido (VPL);
Taxa Interna de Retorno (TIR);
O método do Payback é utilizado para avaliar o tempo que o projeto leva para recuperar o total do investimento inicial.
O Payback deve ser mensurado em tempo, que pode ser de dias, semanas, meses, anos, e quanto menor for o tempo de retorno, melhor o investimento.
O Payback pode ser calculado através da criação de uma tabela, com o valor do investimento inicial, os períodos, o fluxo de caixa de cada período e o valor acumulado dos fluxos de caixa. Quando o valor dos fluxos de caixa atingir o valor do investimento inicial, será atingido o Payback com o retorno dos recursos utilizados, ou seja, recuperou-se o capital investido.Esse método pode ser aplicado tanto a projetos únicos quanto a projetos concorrentes.
O método do Valor Presente Líquido é um método alternativo ao do Payback, pois visa corrigir as deficiências apresentadas pelo mesmo. A sigla mais utilizada é VPL, mas também é conhecido por seu nome em inglês `` Net Present Valué ´´, cuja sigla é NPV.
Para utilizar o VPL, é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, com os principais componentes que são: Investimento inicial e investimentos
...